Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

No "Dia Mundial do Vitiligo", conheça os famosos que convivem com a doença

No Instagram, a modelo canadense Winnie Harlow conscientiza os seguidores sobre a desordem de pigmentação da pele

No Instagram, a modelo canadense Winnie Harlow conscientiza os seguidores sobre a desordem de pigmentação da pele
A doença não tem causa definida, mas os estudos apontam gatilhos causados por traumas emocionais. - Instagram: @winnieharlow

Sem causa definida, os estudos indicam que o vitiligo é uma doença onde há uma relação com alterações auto imunes, muitas vezes engatilhada pelos traumas emocionais. 

Com o objetivo de conscientizar e a informar a população sobre como a desordem de pigmentação da pele, impacta diretamente na autoestime do paciente, celebra-se nesta sexta-feira (25), o "Dia Mundial do Vitiligo".

De acordo com a dermatologista Eduarda Porello, o diagnóstico clínico surge após a aparição de manchas brancas na pele que, na maioria das vez, não costumam coçar e nem doer. Em casos de dúvida depois dos exames, ainda é possível realizar uma biópsia da pele para verificar se existe a ausência completa de melanina, ou seja, pigmento que dá cor à pele.

"O tratamento visa estabilizar o quadro, melhorando a pigmentação das machas que já apareceram e impedir que aumentem. É recomendado que os pacientes com vitiligo evitem situações de estresse emocional e não usem roupas apertadas que causem atrito", explica a profissional em entrevista ao site Saúde em Dia

Relembre 5 famosos portadores da doença:

Winnie Harlow

A modelo canadense transformou sua história em inspiração e boas doses de superação. Nas redes sociais, ela usa a fama para conscientizar a população e minimizar todo o preconceito sofrido por aqueles que são afetados pela doença.

Winnie Harlow
Winnie Harlow. Crédito: Instagram/@winnieharlow

 

Sophia Alckmin

Em 2017, a filha de Geraldo Alckmin, publicou em seu perfil no Instagram uma foto da mão para mostrar que convivia com o vitiligo e não se envergonhava disso. De acordo com ela, a doença havia se manifestou há dois anos, no período em que perdeu o irmão, Thomaz, em um acidente de helicóptero. 

Sophia Alckmin
Sophia Alckmin. Crédito: Instagram/@shopiaalckmin

 

Luiza Brunet

A modelo sofre com o vitiligo desde os dois anos de idade, mas ao longo da vida aprendeu a conviver com a doença após diversos tratamentos alternativos sem grandes resultados. Hoje, Luiza camufla as manchas com maquiagem.

Luiza Brunet
Luiza Brunet. Crédito: Instagram/@luizabrunetoficial

 

Jon Hamm

Em entrevista à Rolling Stone, o ator Jon Hamm disse que sofre de vitiligo causado por estresse, após toda a pressão sofrida para estrelar na série "Mad Men", aclamada pela crítica e vencedora do Emmy por três anos consecutivos. 

Jon Hamm
Jon Hamm. Crédito: Instagram/@hamm.gramm

 

Michael Jackson

Impossível terminar essa matéria sem falar de um dos casos mais conhecidos no mundo. Michael Jackson, o astro do pop afirmava sofrer da doença e à ela, atribuiua os procedimentos que alteraram completamente o seu tom de pele.

Michael Jackson
Michael Jackson. Shutterstock

 

Colaboração: Dra. Eduarda Porello, médica especialista em dermatologia da Clinica Vive La Vie, em entrevista ao site Saúde em Dia

Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Música

Novo single marca o retorno do cantor após o álbum "Divide", lançado em 2017

Notícias

Nas redes sociais, os internautas se apaixonaram pelo veículo retrô

Casas dos Famosos

Em seu perfil no Instagram, o ator que está longe das telinhas desde 2017, compartilha detalhes da rotina

Notícias

Hit que marcou os anos 90, voltou com tudo; veja quem já entrou no clima

Mortes

Colunista do "O Globo" e comentarista da GloboNews, ele estava internado em uma clínica na zona sul carioca

Filhos dos Famosos

Anúncio foi feito nas redes sociais e, em seguida, em entrevista ao "Fantástico" neste domingo (27)

Música

Fundador do Cacife Clandestino, Felp retorna às origens e aborda questões do cotidiano

Notícias

Premiação homenageia figuras importantes da comunidade negra