No "Dia Mundial do Vitiligo", conheça os famosos que convivem com a doença

No Instagram, a modelo canadense Winnie Harlow conscientiza os seguidores sobre a desordem de pigmentação da pele

A doença não tem causa definida, mas os estudos apontam gatilhos causados por traumas emocionais.
A doença não tem causa definida, mas os estudos apontam gatilhos causados por traumas emocionais. - Instagram: @winnieharlow

por Caroline Ferreira
Publicado em 25/06/2021 às 12:25
Atualizado às 12:25

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Sem causa definida, os estudos indicam que o vitiligo é uma doença onde há uma relação com alterações auto imunes, muitas vezes engatilhada pelos traumas emocionais. 

Com o objetivo de conscientizar e a informar a população sobre como a desordem de pigmentação da pele, impacta diretamente na autoestime do paciente, celebra-se nesta sexta-feira (25), o "Dia Mundial do Vitiligo".

De acordo com a dermatologista Eduarda Porello, o diagnóstico clínico surge após a aparição de manchas brancas na pele que, na maioria das vez, não costumam coçar e nem doer. Em casos de dúvida depois dos exames, ainda é possível realizar uma biópsia da pele para verificar se existe a ausência completa de melanina, ou seja, pigmento que dá cor à pele.

"O tratamento visa estabilizar o quadro, melhorando a pigmentação das machas que já apareceram e impedir que aumentem. É recomendado que os pacientes com vitiligo evitem situações de estresse emocional e não usem roupas apertadas que causem atrito", explica a profissional em entrevista ao site Saúde em Dia

Relembre 5 famosos portadores da doença:

Winnie Harlow

A modelo canadense transformou sua história em inspiração e boas doses de superação. Nas redes sociais, ela usa a fama para conscientizar a população e minimizar todo o preconceito sofrido por aqueles que são afetados pela doença.

Winnie Harlow
Winnie Harlow. Crédito: Instagram/@winnieharlow

Sophia Alckmin

Em 2017, a filha de Geraldo Alckmin, publicou em seu perfil no Instagram uma foto da mão para mostrar que convivia com o vitiligo e não se envergonhava disso. De acordo com ela, a doença havia se manifestou há dois anos, no período em que perdeu o irmão, Thomaz, em um acidente de helicóptero. 

Sophia Alckmin
Sophia Alckmin. Crédito: Instagram/@shopiaalckmin

Luiza Brunet

A modelo sofre com o vitiligo desde os dois anos de idade, mas ao longo da vida aprendeu a conviver com a doença após diversos tratamentos alternativos sem grandes resultados. Hoje, Luiza camufla as manchas com maquiagem.

Luiza Brunet
Luiza Brunet. Crédito: Instagram/@luizabrunetoficial

Jon Hamm

Em entrevista à Rolling Stone, o ator Jon Hamm disse que sofre de vitiligo causado por estresse, após toda a pressão sofrida para estrelar na série "Mad Men", aclamada pela crítica e vencedora do Emmy por três anos consecutivos. 

Jon Hamm
Jon Hamm. Crédito: Instagram/@hamm.gramm

Michael Jackson

Impossível terminar essa matéria sem falar de um dos casos mais conhecidos no mundo. Michael Jackson, o astro do pop afirmava sofrer da doença e à ela, atribuiua os procedimentos que alteraram completamente o seu tom de pele.

Michael Jackson
Michael Jackson. Shutterstock

Colaboração: Dra. Eduarda Porello, médica especialista em dermatologia da Clinica Vive La Vie, em entrevista ao site Saúde em Dia

Leia também