Notícias
Ana Maria Braga é acusada de racismo e xenofobia
Para homenagear os povos de países do leste do continente, a apresentadora resolveu 'imitar' o sotaque
Ao imitar o sotaque de asiáticos durante o "Mais Você" na manhã desta quinta-feira (17), como forma de homenagear os povos de países do leste do continente, como China, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul, Ana Maria Braga foi acusada de racismo e xenofobia por internautas.
Na véspera do Dia da Imigração Japonesa, celebrado em 18 de junho, a repórter Ju Massaoka esteve no bairro da Liberdade, em São Paulo, conhecido pela concentração da população nipo-brasileira e que também contou com a presença de negros ao longo da história.
Ao encerrar a sua participação, Ju viu a apresentadora e os colegas da produção trocarem a letra "R" pelo "L", em uma tentativa de imitar o sotaque dos asiáticos. Lembrando que o ato é considerado racista e xenefóbico pelos descendentes. Um rapaz com roupas e maquiagens nas cores branca e vermelha, também começou a trocar as letras do nome de Ana que o acompanhou.
Tá aí o VÍDEO pro povo q assim como eu, ficou procurando aqui e não achou
— Maju ? (@withlovesheeran) June 17, 2021
Aí a vergonha no programa da Ana Maria Braga pic.twitter.com/ZdIkqX8lMF
Na web, além da expressão, os internautas levantaram outra questão: "Yellow Face", ou seja, quando alguém com outro tom de pele, normalmente branca, pinta o rosto para se caracterizar como uma pessoa de pele amarela.
Não tem ngm com bom senso na produção do Mais Você pra avisar a Ana Maria Braga que levar um cara branco vestido de samurai falando "flango" é imbecil
— heloisa (@heloisices) June 17, 2021
O dia que eu decido assistir o programa da Ana Maria Braga colocam um cara pintado de "samurai", destilando estereótipos ridículos de japoneses, deu pra perceber que a repórter, realmente japonesa, ficou desconfortável. Que tipo de homenagem é essa
— JP (@jp_baggins) June 17, 2021