Chiquititas e outras novelas que marcaram a história do SBT

No aniversário de 40 anos da emissora, celebrado nesta quinta (19), separamos uma listinha com grandes tramas; confira

Exibida entre 1997 e 2001, Chiquititas fez muito sucesso entre o público infantil.
Exibida entre 1997 e 2001, Chiquititas fez muito sucesso entre o público infantil. - SBT/Divulgação

por Caroline Ferreira
Publicado em 19/08/2021 às 10:00
Atualizado às 10:00

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Há 40 anos, o SBT entrava ao ar pela primeira vez com a proposta de mostrar a sonelidade de assinatura de concessão e o discurso de Silvio Santos (ao vivo e a cores), marcando o nascimento do Sistema Brasileiro de Televisão, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília. 

Desde então, se consolidou como uma das principais emissoras do país, com mais de 100 afiliadas espalhadas por todo o território nacional. Para celebrar a data, o Famosos e Celebridades separou 5 novelas marcantes do canal que fizeram sucesso ao longo da história. Confira:

Éramos Seis (1994)

A trama que foi ao ar em 1994 narrava a história de Lola, interpretada por Irene Ravanche e a sua família. Escrita por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho, o elenco contou com nomes como Othon Bastos, Denise Fraga e Osmar Prado.

Éramos Seis
Crédito: SBT/Divulgação

Chiquititas (1997)

Sucesso entre o público infantil, Chiquititas foi exibida pela primeira vez entre 1997 e 2001. A história feita em parceria com o canal argentino Telefé, trazia Mili, Pata, Bel, Mosca, órfãos que viviam no orfanato Raio de Luz, deu tão certo que rendeu 807 capítulos, ficando no ar por quase quatro anos.

Chiquititas
Crédito: SBT/Divulgação

Fascinação (1998)

A novela marcou o primeiro sucesso do consagrado autor Walcyr Carrasco, sendo exibida em mais de 20 países. A trama se passa em 1940 e conta a história de Ana Clara, uma jovem inocente que acaba indo parar em um bordel, seduzida por um homem mal intencionado. Mariana Ximenes e Regiane Alves integravam o grupo de atores. 

Fascinação
Crédito: SBT/Divulgação

Pícara Sonhadora (2001)

Exibida em agosto de 2001, a novela, adaptada por Henrique Zambelli e Adriana Moretto, teve 95 capítulos. Pícara Sonhadora foi a versão brasileira da original mexicana La Pícara Soñadora, de 1991, escrita pelo argentino Abel Santa Cruz.

Pícara Sonhadora
Crédito: SBT/Divulgação

Esmeralda (2004)

Remake da trama mexicana com o mesmo nome, Esmeralda foi escrita por Delia Fiallo. Em 2004, a emissora brasileira investiu fortemente na produção que teve Bianca Castanho e Claudio Lins como grandes protagonistas. 

Esmeralda
Crédito: SBT/Divulgação

Leia também