Notícias
Famosos rebatem comentário de Fontenelle sobre Dj Ivis: "é xenofobia"
Sobre as agressões do músico contra a ex-mulher, ela disse: esses paraíbas
Ao mostrar sua indignação diante das agressões de Dj Ivis contra a ex-mulher, Pamella Holanda, Antônia Fontenelle disse: "Esses 'paraíbas' fazem um pouquinho de sucesso e acham que pode tudo. Amanhã vou contatar as autoridades do Ceará para entender porque esse cretino não foi preso".
Na sequência, a apresentadora passou a ser acusada de xenofobia por parte dos internautas e rebateu dizendo que a fala aconteceu por "força de expressão" e que, "paraíba" fazia referência às pessoas que fazem "paraibada", sendo sulista, nordestino, o que for.
Repercussão
Nomes como Juliette Freire, Flay, Gkay e Chico César repudiaram a fala de Fontelle que afirmou que as acusações contra ela não passavam de uma tentativa de abafar a violência ocorrida.
Ver essa foto no Instagram
"Esse bando de desocupado aí da mafia digital que não tem nada o que fazer. Se juntaram pra agora me acusar de xenofobia. De novo Num cola! Já tentaram me acusar de xenofobia (...) Porque eu falei esses paraíba (sic), quando começam a ganhar um pouquinho de dinheiro acham que podem tudo. Paraíba eu me refiro a quem faz paraibada, pode ser ele sulista, pode ser ele nordestino, pode ser ele o que for. Se fizer paraibada, é uma força de expressão", afirmou.
No Twitter, a campeã do BBB 21 fez questão de dizer que "não é força de expressão, é xenofobia".
Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe “ser Paraíba” e “fazer paraibada”. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum.
— Juliette (@juliette) July 12, 2021
Flay também comentou o quanto já foi inferiorizada por preconceito. "É aí onde vocês não entendem a raiz do problema, do porque sempre fui tão inferiorizada desde que apareci pro Brasil PRECONCEITO, paraibana nordestina, preta, pobre, humildade. Só me viam como chacota, meu talento, meu mérito e tudo o que eu fazia de bom sempre passava despercebido", escreveu.
Meus jeito de falar, de andar, de gesticular, de me expressar de me posicionar, TUDO INCOMODAVA, eu não tinha voz pra nada e ninguém ligava pra minha opinião, tenho que ralar dobrado pra provar todo dia que sou boa profissional, boa pessoa boa amiga boa mãe...
— FLAY #CoraçãoEmStandBy (@flaayoficial) July 12, 2021
Gkay disse que tais expressões são ultrapassadas e precisam ser banidas.
“paraibada” “coisa de paraíba” “coisa de baiano” essas e outras expressões xenofóbicas precisam ser banidas!!!! Sou paraibana com muito orgulho e muito amor e não vamos deixar passar! Isso é obsoleto, ultrapassado, ofensivo! RESPEITA A PARAÍBA, RESPEITA O NORDESTE!
— CARNAVAL NA NETFLIX ? (@gessicakayane) July 12, 2021
O ator Thardelly Lima questinou: "De onde foi que ela tirou que uma pessoa que comete qualquer burrice, estabanada, crime, ou qualquer coisa, tem o direito de ser chamada de paraibanada".
Ver essa foto no Instagram
No Instagram, o cantor Chico César compartilhou uma publicação feita pelo cantor e compositor Titá Moura.
Ver essa foto no Instagram