Música
Roberto Carlos completa 80 anos e recebe homenagens de famosos
Cantor é considerado o rei da música popular brasileira
Vida longa ao rei! Roberto Carlos celebra 80 anos nesta segunda-feira (19) e o que não falta são homenagens para comemorar a vida do cantor. Nomes como Vanessa da Mata, Gal Costa e Dori Caymmi aproveitaram a manhã para parabenizá-lo.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Reinado musical
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Roberto é quarto filho de Robertino Braga e Luara Moreira Braga. Aos 6 anos, enquanto brincava em uma linha de trem, sofreu um acidente que resultou na amputação de parte da perna direita.
Estudante do Conservatório Musical da ciedade, aos 9 anos ele foi a principal atração da Rádio Cachoeiro, quando imitava Bob Nelson. Três anos mais tarde se mudou para Niterói, no Rio de Janeiro, onde passou a frequentar programas de jovens, cantando bolero e samba-canção.
Já no subúrbio de Lins de Vasconcelos, conheceu Tim Maia e, em 1957, com a popularização do rock in roll americano, formou a banda "The Suputinks", ao lado de Wellington Oliveira, Arlênio Lívio e Tim Maia.
Em 1960 foi lançado o primeiro compacto as músicas "Canção de Amor Nenhum" e "Brotinho sem Juízo", com a gravadora Colúmbia. Além dos programas e discos que vieram na sequência, o cantor estrelou filmes e em 1970, com o esmorecimento da Jovem Guarda, ele mudou seu estilo e tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico.
Campeão de vendas, em 1994 Roberto Carlos bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos. Seu fã-clube é um dos maiores do mundo. Levando sua voz em centenas de cidades do Brasil e no mundo, ele segue com suas apresentações e anualmente produz um especialmente para a TV Globo, que vai ao ar na semana do Natal.