Roberto Carlos completa 80 anos e recebe homenagens de famosos

Cantor é considerado o rei da música popular brasileira

Sua carreira teve início nas regiões boêmias, no Rio de Janeiro
Sua carreira teve início nas regiões boêmias, no Rio de Janeiro - Instagram: @robertocarlosoficial/ Caio Girardi

por Caroline Ferreira
Publicado em 19/04/2021 às 10:17
Atualizado às 10:17

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Vida longa ao rei! Roberto Carlos celebra 80 anos nesta segunda-feira (19) e o que não falta são homenagens para comemorar a vida do cantor. Nomes como Vanessa da Mata, Gal Costa e Dori Caymmi aproveitaram a manhã para parabenizá-lo. 

Reinado musical

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Roberto é quarto filho de Robertino Braga e Luara Moreira Braga. Aos 6 anos, enquanto brincava em uma linha de trem, sofreu um acidente que resultou na amputação de parte da perna direita. 

Roberto Carlos
Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo Crédito: Site Oficial/Arquivo Pessoal

Estudante do Conservatório Musical da ciedade, aos 9 anos ele foi a principal atração da Rádio Cachoeiro, quando imitava Bob Nelson. Três anos mais tarde se mudou para Niterói, no Rio de Janeiro, onde passou a frequentar programas de jovens, cantando bolero e samba-canção. 

Roberto Carlos
Início da carreira de Roberto Carlos. Crédito: Site Oficial/Arquivo Pessoal

Já no subúrbio de Lins de Vasconcelos, conheceu Tim Maia e, em 1957, com a popularização do rock in roll americano, formou a banda "The Suputinks", ao lado de Wellington Oliveira, Arlênio Lívio e Tim Maia.

Em 1960 foi lançado o primeiro compacto as músicas "Canção de Amor Nenhum" e "Brotinho sem Juízo", com a gravadora Colúmbia. Além dos programas e discos que vieram na sequência, o cantor estrelou filmes e em 1970, com o esmorecimento da Jovem Guarda, ele mudou seu estilo e tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico. 

Campeão de vendas, em 1994 Roberto Carlos bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos. Seu fã-clube é um dos maiores do mundo. Levando sua voz em centenas de cidades do Brasil e no mundo, ele segue com suas apresentações e anualmente produz um especialmente para a TV Globo, que vai ao ar na semana do Natal. 

Roberto Carlos
Cantor é considerado um dos principais nomes da música popular brasileira. Crédito: Site Oficial/ Caio Girardi