Relembre os avós que fizeram história nas telinhas brasileiras

"Dia dos Avós" é celebrado nesta segunda-feira (26)

Dona Benta, interpretada por Nicette Bruno na versão mais atual, conquistou o coração dos fãs de "Sítio".
Dona Benta, interpretada por Nicette Bruno na versão mais atual, conquistou o coração dos fãs de "Sítio". - TV Globo/Divulgação

por Caroline Ferreira
Publicado em 26/07/2021 às 09:15
Atualizado às 09:15

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Para celebrar o Dia dos Avós, comemorado nesta segunda-feira (26), separamos uma lista com dez nomes famosos que fizeram história nas telinhas brasileiras. Há aqueles que assumem a apresentação de programas, enquanto outros arrasam na arte da atuação. Seja qual for a aparição, eles encantaram o coração do público. Confira abaixo:  

Palmirinha Onofre 

Aos 90 anos, é impossível festejar a data sem citar Palmirinha. Conhecida pela apresentação de programas culinários, ela foi revelada por Ana Maria Braga, ao participar do "Note e Anote", da Record TV, preparando receitas caseiras. 

Seu Floriano

Como esquecer de seu Floriano de "A Grande Família", interpretado por Rogério Cardoso? O artista, craque da comédia, apesar do destaque em dramas no teatro, cinema e televisão, era responsável pelas boas gargalhadas do público fiel. Pai de Dona Nenê, estrelada por Marieta Severo, ele adorava implicar com o genro, Lineu (Marco Nanini) e Agostinho (Pedro Cardoso). O ator morreu em 2003, aos 66 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante.  

Rogério
O ator faleceu em 2003. Crédito: TV Globo/Divulgação

Cassandra

Cassandra vivia como se ainda tivesse uma vida de rainha, com todos os luxos e riquezas, mas, a realidade era totalmente outra.  

Cassandra
Cassandra era interpretada por Aracy Balabanian. Crédito: Globoplay/Reprodução

Dona Benta 

Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabana de marmelo, Sítio do Picapau Amarelo! A letra da música já diz tudo. A avô de Pedrinho e Narizinho era uma tradicional avô. Companheira, amorosa e bela cozinheira. Interpretada por Nicette Bruno - que faleceu em 2020, em decorrência da Covid-19 - na versão mais atual do seriado, ela conquistou o coração dos fãs.

Nicette
Atriz faleceu em 2020, em decorrência da Covid-19. Crédito: TV Globo/Divulgação

Vô Orlando

Interpretado por Gianfrancesco Guarnieri marcou a geração fanática por "Mundo da Lua" no início da década de 1990.

Vô Orlando
Série foi exibida pela TV Cultura. Crédito: Divulgação

Dona Neves 

A avô do Seu Madruga, interpretada por María Antonieta de las Nievas, a mesma intérprete de Chiquinha, garantiu altas risadas quando passou na vila do famoso "Chaves" em 1977, no episódio "O Desejo do Seu Madruga". O seriado clássico por si só era sinônimo de diversão, né?

Dona Neves
Aparição de Dona Neves foi ao ar em 1977. Crédito: Reprodução

Flora e Leopoldo 

Em 2003, a dupla fez parte de "Mulheres Apaixonadas", com interpretação de Carmem Silva e Oswaldo Louzada. O casal passou por diversos apuros nas mãos de Dóris (Regiane Alves), chocando parte das famílias brasileiras que assistiam a novela.

Flora e Leopoldo
Novela foi exibida pela primeira vez em 2003, na TV Globo; Crédito: Viva/Reprodução

Leleco

De regata, óculos de sol e pura malandragem, Leleco, interpretado por Marcos Caruso era casado, mas vivia se envolvendo com outras mulheres no estilo "garotão". 

Leleco
Marcos Caruso deu vida ao Leleco em Avenida Brasil. Crédito: TV Globo/Reprodução

Ana Maria Braga 

A apresentadora não desgruda dos três netos, Varuna, Joana, Maria e Bento, inclusive já marcaram presença em várias gravações do "Mais Você". Os cliques são sempre compartilhados no Instagram de Ana. 

Leia também