Famosos homenageiam o centenário de Ruth de Souza

Ruth foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal

Atriz foi uma das pioneiras na televisão brasileira
Atriz foi uma das pioneiras na televisão brasileira - TV Globo/Divulgação

por Caroline Ferreira
Publicado em 12/05/2021 às 14:46
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Nascida em 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza sonhava em ser atriz desde jovem. Em 8 de maio de 1945, fez história ao ser a primeira artista negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a obra "O Imperador de Eugene O'Neil", em uma montagem do Teatro Experimental do Negro - projeto fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo, com a missão de combater a discriminação racial e dar visibilidade para os talentos negros na cena artística.  

Ruth de Souza
Ruth completaria 100 anos nesta quarta-feira (12). Crédito: TV Globo/Reprodução.

Já na TV, ela também foi uma das pioneiras. Passou pela TV Tupi, Record, TV Excelsior e, em 1968 foi contratada pela Globo para interpretar a mãe de santo Tuiá, na novela "Passos dos Ventos". Na sequência, deu vida a Tia Cloé, uma escrava que liderou a luta pela liberdade nos Estados Unidos durante a Guerra da Secessão.

Com 50 anos na emissora, Ruth fez mais de 30 trabalhos e nesta quarta-feira (12), dia em que completaria 100 anos, além do Google Doondle homenageá-la, diversas foram as mensagens de famosos. Confira: 

A atriz faleceu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos. Ruth de Souza deu etrada no hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, com quadro de pneumonia. Na época, a causa da morte não foi divulgada. No mesmo ano, a atriz foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da série A do Carnaval. Já o último trabalho nas telinhas aconteceu no mesmo ano, com a minissérie "Se Eu Fechar os Olhos Agora".

Ruth de Souza
No desfile, atriz foi um dos destaques do carro abre-alas. Crédito: Globoplay/Reprodução

Leia também