Visibilidade Trans: Euphoria, POSE e mais séries para assistir

Celebrada neste sábado, 29, data marca o grande ato de ativistas trans no Congresso Nacional brasileiro em 2004

"Euphoria" e "POSE" estão na lista de produções que merecem a sua atenção.
"Euphoria" e "POSE" estão na lista de produções que merecem a sua atenção. - Crédito: Divulgação/HBO

por Caroline Ferreira
Publicado em 29/01/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

A data de 29 de janeiro marca o Dia da Visibilidade Trans no Brasil, como forma de  celebrar o primeiro grade ato com a participação de ativistas transgêneros que marcou  presença no Congresso Nacional a favor da campanha "Travesti e Respeito", em 2004. Uma ação política e muito histórica quando o assunto é respeito e diversidade.

No entanto, vale dizer que a situação real do país, não permite comemoração alguma. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) mostram que apenas no primeiro semestre de 2021, 89 pessoas trans foram mortas por aqui. Aliás, os números também colocam o país, como acontece anualmente, entre os que mais matam em razão da transfobia no mundo.

Além do respeito, o primeiro passo para que esse cenário passe por mudanças é a informação, certo? E foi pensando nisso que separamos 5 séries com tramas relacionadas ao movimento e que merecem a sua atenção. Confira:

Euphoria

Na produção da HBO acompanhamos um grupo de adolescentes que passam por diversas descobertas na transição para a vida adulta. Entre as protagonistas está Jules Vaughn, uma jovem transexual que está aprendendo a lidar com os próprios sentimentos enquanto se muda para uma nova cidade.

Pose

Pose é como uma mega aula sobre a cultura queer nos Estados Unidos. A produção se passa no período dos anos 80, 90, com direção de Ryan Murphy, famoso por abordar temas LGBTQIAP+ em suas produções. A trama traz a protagonista Blanca, uma mulher trans, que decide abrir a própria casa para abrigar jovens homossexuais e transexuais.

Supergirl

A trama é baseada na personagem Kara Zor-El, da DC Comics. Quando seu planeta de origem, Krypton, está prestes a ser destruído, ela é enviada para a Terra, para viver com seu primo, o Super-Homem. Depois de anos, alguns acontecimentos a levam a se revelar para o mundo, adotando o alter-ego "Supergirl".

Sense8 

Em Sense8, da Netflix, vemos a história de um grupo de desconhecidos que, em certo dia, têm uma visão da morte de uma mulher chamada Angelica. Com isso, eles descobrem que estão todos mentalmente ligados um ao outro, o que dá a eles o nome de Sensates. A cada episódio, é exibido o ponto de vista de cada personagem.

The OA

The OA é uma mistura de ficção científica, drama e suspense. Na trama, a protagonista Prairie Johnson, cega desde a infância, é colocada para conviver por sete anos em um porão, na companhia de outras quatro pessoas. Todos são parte de um experimento do Dr. Hap Percy, que acredita na possibilidade de saltar para outras dimensões diante de situações de quase-morte.

Leia também