Oscar 2022: 7 mulheres que já foram indicadas em "Melhor Direção"

Em toda história da premiação, apenas sete mulheres foram indicadas a uma das principais categorias da noite

Em 2022, Jane Campion recebe sua segunda indicação na categoria pelo filme "Ataque dos Cães"
Em 2022, Jane Campion recebe sua segunda indicação na categoria pelo filme "Ataque dos Cães" - Crédito: Shutterstock

por Maria Luiza Pimentel
Publicado em 26/03/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

A premiação mais relevante para o mundo do cinema está prestes a acontecer novamente com sua 94ª edição. As primeiras estatuetas douradas do Oscar foram entregues em 1929 e durante toda sua história, reconheceu diversos diretores. Mais de 457 filmes já foram indicados na categoria de Melhor Direção, mas apenas sete deles foram dirigidos por mulheres.

Além disso, com essas poucas indicações, somente duas mulheres levaram a estueta para casa em quase 100 anos de premiação. Uma curiosidade é que na edição de 2021, pela primeira vez na história, duas mulheres estavam concorrendo na categoria. No caso, Chloé Zhao além de indicada, acabou ganhando a categoria.

Este ano, a diretora Jane Campion é a única mulher indicada na categoria, pelo filme "Ataque dos Cães", um dos queridinhos dos críticos. Diretamente de Los Angeles, a cerimônia será transmitida pela TNT Brasil e de forma gratuita pela plataforma do Globoplay a partir das 21h.

Confira quem são as sete mulheres já indicadas a categoria de Melhor Direção:

1 - Lina Wertmüller

Lina Wertmüller
Lina Wertmüller / Crédito: Instagram/@theacademy

Depois de 47 anos, Lina Wertmüller marcou a história e se tornou a primeira mulher indicada a Melhor Direção. A diretora italiana foi nomeada pelo filme "Pasqualino Sete Belezas", lançado em 1975, mas acabou perdendo para John G. Avildsen com o clássico "Rocky". Inclusive, Lina veio a falecer apenas no ano passado, aos 93 anos.

2 - Jane Campion

Jane Campion
Jane Campion / Crédito: Shutterstock

Só depois de quase 20 anos outra mulher fosse nomeada na categoria. Jane Campion foi reconhecida pela Academia com seu filme "O Piano", um drama romântico que virou um verdadeiro clássico. Escrito, dirigido e produzido por Jane, o filme foi um dos destaques na edição de 1994, levando a estatueta nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Inclusive, Jane voltou a ser indicada na categoria de Melhor Direção em 2022, com o filme "Ataque dos Cães", um dos favoritos pela crítica nas principais categorias.

3 - Sofia Coppola

Sofia Coppola
Sofia Coppola / Crédito: Shutterstock

Mais uma indicação e nenhuma vitória, por enquanto. Filha do cineasta Francis Ford Coppola (diretor de O Poderoso Chefão), Sofia foi indicada na categoria pelo filme "Encontros e Desencontros", um drama romântico com Bill Murray e Scarlett Johansson. O longa ficou super famoso entre os filmes mais cults e se passava em Tóquio. Assim como Jane Campion, Sofia não ganhou como diretora, mas levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original.

4 - Kathryn Bigelow

Kathryn Bigelow
Kathryn Bigelow / Crédito: Shutterstock

A primeira mulher na história a ganhar na categoria de Melhor Direção veio aí e seu nome é Kathryn Bigelow. "Guerra ao Terror" foi o filme que levou a cineasta a conquistar a estatueta. O longa também ganhou nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Outra curiosidade é que Kathryn é a única mulher a ganhar o prêmio de Melhor Direção que também dirigiu o vencedor de Melhor Filme no mesmo ano.

5 - Greta Gerwig

Greta Gerwig
Greta Gerwigm / Crédito: Shutterstock

Bem mais recente, uma das diretoras mais populares do momento é Greta Gerwig. Em 2018, ela se tornou a quinta mulher indicada a Melhor Direção com o filme "Lady Bird", que conquistou forte aprovação do público e da crítica. O longa foi indicado a cinco categorias da premiação, mas acabou saindo de mãos vazias. No ano seguinte, Greta também dirigiu "Adoráveis Mulheres", mas não chegou a ser indicada.

6 - Emerald Fennel

Emerald Fennel
Emeraud Fennel / Crédito: Shutterstock

Anos se passaram e em 2021, pela primeira vez, duas mulheres foram indicadas a categoria. Emerald Fennell recebeu reconhecimento pelo filme "Bela Vingança" nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, sendo esse escrito por ela. O longa também foi indicado a Melhor Filme e Melhor Atriz.

7 - Chloé Zhao

Chloé Zhao
Chloé Zhao / Crédito: Shutterstock

Neste mesmo ano, Chloé Zhao foi a outra diretora nomeada na categoria e também foi quem levou a estueta para casa. Com o filme "Nomadland", a diretora de ascendência asiática ganhou como Melhor Direção e ainda conquistou o prêmio de Melhor Filme, as principais categorias da noite.

Leia também