Flora e Donatela de volta: 5 curiosidades de 'A Favorita'

A novela, que fez grande sucesso em 2008, está de volta no 'Vale a Pena Ver de Novo'

Relembre algumas curiosidades da novela 'A Favorita'.
Relembre algumas curiosidades da novela 'A Favorita'. - Crédito: Instagram/@tvglobo

por Redação/FC
Publicado em 16/05/2022 às 13:30
Atualizado às 13:30

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

A novela 'A Favorita', sucesso em 2008, volta ao ar nesta segunda-feira, 16, no 'Vale A Pena Ver de Novo', da TV Globo.

O folhetim de João Emanuel Carneiro teve Claudia Raia e Patrícia Pilar como as grandes protagonistas, e chamou a atenção do público pelo seu estilo diferente, já que não era possível identificar quem era a mocinha e quem era a vilã.

Relembre algumas curiosidades e se prepare para alguns spoilers!

As protagonistas

Desde que a novela estreou o público ficou curioso para descobrir quem era a vilã e a mocinha, e como Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Claudia Raia) eram personagens de grande destaque na novela, a direção decidiu tomar uma atitude para evitar qualquer rusga sobre o protagonismo de 'A Favorita'. Para isso, nos créditos de abertura aconteceu um revezamento na ordem em que os nomes das atrizes principais eram exibidos. Isso aconteceu até o último capítulo.

Tatuagens falsas e preparação em presídio

Para interpretar Flora, Patrícia Pilar ganhou algumas tatuagens falsas nas costas. A personagem da atriz usava uma estrela com asas. Além disso, como Flora passou um tempo presa na trama, a atriz chegou a visitar o presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, zona Oeste do Rio de Janeiro, para se preparar para o papel.

Saída de Juliana Paes

Em 'A Favorita', Juliana Paes interpretava a jornalista Maíra, mas precisou deixar o elenco após ser convidada para protagonizar a novela Caminho das Índias (2009), que substituiu o folhetim de João Emanuel Carneiro. Para poder sair da trama, a personagem acabou sendo assassinada por Flora.

A grande vilã

No capítulo 56, o público finalmente descobriu quem era a grande vilã da história: Flora. Em entrevista ao Fantástico, Cláudia Raia e Patrícia Pilar confirmaram que sempre souberam que Flora era má e Donatela a mocinha da trama. João Emanuel Carneiro ainda contou que o diretor de núcleo, Ricardo Waddington, também sabia quem era a grande assassina da história e celebrou que eles conseguiram manter o segredo.

Vazamento do final

O final de 'A Favorita' vazou para a imprensa dias antes de o último capítulo ir ao ar. Na época, a Globo montou uma "operação de guerra" para descobrir quem era o responsável pela divulgação. O departamento de chamadas também chegou a receber uma bronca por ter mostrado cenas de Donatela recuperada após tomar um tiro de Flora.

Leia também