Ana Paula Padrão se desculpa após polêmica com carne de bode; entenda

Nas redes sociais, a fala da apresentadora no "MasterChef" foi classificada como preconceituosa

Ana usou as redes sociais nesta quarta-feira para se explicar.
Ana usou as redes sociais nesta quarta-feira para se explicar. - Instagram/@anapaulapadraooficial

por Caroline Ferreira
Publicado em 09/09/2021 às 11:30
Atualizado às 11:30

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Ana Paula Padrão aproveitou a tarde desta quarta-feira (8) para comentar a polêmica envolvendo uma fala sobre carne de bode durante o último episódio do "MasterChef". Tudo começou após o desafio do cozimento de carnes como jacaré, javali e bode.

"No interior de Pernambuco, por exemplo, é um prato muito comum porque é um prato de fome. É um prato de quem tem pouca coisa", disse a Rafael Cortez, convidado especial do programa. 

Na sequência, o nome da apresentadora se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. Internautas classificaram a declaração como preconceituosa. Com a repercussão, Ana resolveu explicar o seu conhecimento sobre o alimento.

"Gente, eu estou aqui para contar uma história para vocês. Tenho muito amigos em Pernambuco, um deles muito querido, que é o Murilo Cavalcante. Numa das vezes que fui almoçar na casa dele, no Recife, ele serviu um guisado que estava muito gostoso, mas eu, pelo sabor, não consegui reconhecer qual era a carne. Perguntei a ele após o almoço e ele disse: 'Ana, isso é carne de bode. Guisado de bode e vários outros pratos a base de bode são muito comuns na minha região'", iniciou. 

Ana Paula Padrão
Crédito: Instagram/anapaulapadraooficial

"Ele é de Cabrobó, no semiárido de Pernambuco. Mas [os pratos] são muito pouco conhecidos do centro-sul e ele me deu um contexto histórico disso. Ele me disse que durante muito tempo o bode foi uma das poucas fontes de proteína animal na região no semiárido do Nordeste e, nos últimos anos, desenvolveu-se uma cultura gastronômica incrível com pratos a base de bode", continuou. 

Na sequência, Ana também falou sobre o contexto do comentário e afirmou que a fala saiu de forma preconceituosa por conta da edição realizada pela equipe do programa.

"Quando o nosso convidado Rafael Cortez disse para a chef Helena Rizzo que daquelas carnes ele não comeria jamais o bode, que seria eu bicho 'incomível', eu falei: 'você não sabe o que está perdendo' e contei um pouco dessa história para ele. Mas nem tudo o que a gente grava vai ao ar e eu estou aqui, humildemente, para pedir desculpas. A frase que não foi ao ar reflete o que penso, não o que eu estudei da região, nem a minha história. Tampouco reflete a história do MasterChef, que tenta trazer sempre ingredientes diferentes, maneiras de cozinhar diferentes do sul, do norte, do nordeste e de todas as regiões para serem conhecidas em todo Brasil e para que sejam orgulho de todos os brasileiros. Me desculpem. Realmente ali pareceu muito preconceituoso", encerrou. 

Leia também