O nome do rapper e produtor musical filipino Apl.de.Ap, do 'Black Eyed Peas', viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira, 11, quando a web descobriu, por conta de uma entrevista recente de will.i.am, uma condição que o acompanha desde a nascença.
Ver essa foto no Instagram
Apl nasceu com nistagmo, um movimento involuntário dos olhos que limita a visão. Ou seja, seus globos oculares vibram. Com isso, além da miopia, o artista passa a ter uma perspectiva de objetos e pessoas limitada, de acordo com o Gshow.
"Apl não consegue enxergar. Se eu ficar parado ali, colocar um boné diferente, me posicionar diferente, ele não vai saber que sou eu. Ele me reconhece pela minha forma, voz e postura. Ele não pode dirigir, não enxerga cores", relatou Will ao UPROXX Video.
No entanto, o que muitos não sabem é que Allan Pineda Lindo Jr. já fez uma cirurgia em 2012 para corrigir a condição. Na ocasião, uma lente artificial foi implantada para reduzir os danos. Uma semana mais tarde, o músico afirmou à ABC News que sentiu o progresso.
"Eu posso realmente ver as pessoas à distância agora. Eu posso ver quase 30 metros de distância, antes eu não podia ver isso", disse em entrevista na época.
Por fim, vale lembrar que em 2016, o cantor fez uma parceria com um dos principais hospitais infantis dos EUA para ajudar a salvar bebês da cegueira. A instituição o homenageou pelo apoio ao 'Centro de Visão' do hospital e, consequentemente, por melhorar o atendimento às crianças do país.
