Grammy 2023: veja a reação da web com as novas categorias

Com as mudanças, o Grammy deseja inspirar mudança, progresso e colaboração; saiba tudo!

Grammy 2023 terá novos prêmios para composição e canção por temática social.
Grammy 2023 terá novos prêmios para composição e canção por temática social. - Crédito: Shutterstock

por Caroline Ferreira
Publicado em 11/06/2022 às 10:00
Atualizado às 10:00

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Responsável pelo Grammy, a Academia de Gravação anunciou os detalhes da cerimônia de 2023, como a criação de novas categorias. Entre elas, está a de Compositor(a) do Ano, que surge com a promessa de ser um dos principais destaques do evento, segundo as informações do NME. 

As novas categorias incluem Compositor do Ano (não clássico), Melhor Performance de Música Alternativa, Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas. Além disso, o prêmio Special Merit Award que será entregue para quem levar Melhor Canção para Mudança Social.

"Estamos muito empolgados em homenagear essas diversas comunidades de criadores de música por meio dos prêmios e alterações recém-estabelecidos e continuar na cultivação de um ambiente responsável por inspirar mudança, progresso e colaboração," afirmou Harvey Mason Jr., CEO da Academia, em comunicado.

Na sequência, o executivo também comentou os planos a longo prazo. A principal prioridade da Academia é representar efetivamente as pessoas da música que servimos e, a cada ano, isso implica ouvir nossos membros e garantir como nossas regras e diretrizes reflitam nossa indústria em constante evolução."

Mas afinal, o que essas categorias representam?

Compositor(a) do Ano (não clássico): Reconhece a excelência escrita, profissão e arte da composição. Além disso, também faz uma homenagem aos compositores em destaque na indústria musical.

Melhor Performance de Música Alternativa: Reconhece as melhores gravações em uma apresentação alternativa de um artista solo, em colaboração entre dois ou mais artistas, dupla ou grupo.

Melhor Performance Americana: Premia o desempenho artístico estaduniense de um artista solo, artistas colaboradores, dupla ou grupo.

Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas: Reconhece discos de trilhas sonoras compostas predominantemente por partituras originais e criadas especificamente para um videogame atual ou outra mídia interativa.

Melhor Álbum de Poesia Falada: Categoria responsável por premiar discos que sejam de poesias no período elegível da Academia.

Prêmio Special Merit Award - Melhor Canção para Mudança Social: Será determinado por um comitê ratificado pelo Conselho de Curadores da Academia de Gravação. As inscrições devem conter conteúdo lírico que aborda uma questão social e promova compreensão, além da construção de paz e empatia. 

Na web, internautas comentaram as novidades. Veja as reações:

Leia também