Mortes
Aos 21 anos, Mabel Calzolari morre vítima de doença rara; veja os detalhes
Conhecida pelo nome artístico de Maria Belén, a atriz sofria de aracnoidite
Também conhecida pelo nome artístico "Maria Belén", a atriz Mabel Calzolari morreu nesta terça-feira (22), aos 21 anos. A morte cerebral foi confirmada por Silvia, sua mãe, em um texto publicado nas redes sociais.
"Com muita dor, informo a vocês que Mabel hoje teve morte cerebral. Foi uma jornada de luta e sofrimento que se encerra hoje. Agradecemos do fundo do coração todo o amor que minha filha recebeu aqui", escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Estrelando em "Orgulhando e Paixão" (2018) e "Malhação", ambas da TV Globo, ela deixa Nicolas, de quase dois anos, fruto do seu relacionamento com o ator João Fernandes.
Ver essa foto no Instagram
Em 2019, Mabel descobriu que sofria de aracnoidite que, segundo o Dr. Wanderley Cerqueira, neurocirurgião do Hospital Albert Einstein e Rede D'Or São Luiz, em entrevista ao site Saúde em Dia, é uma manifestação rara com diversas causas que levam ao espessamento da membrana aracnoide, comprometendo desde o cérebro à medula e suas raízes.
Causada por traumas, infecções crônicas como meningites, tumores, hemorragias sub aracnoide, cirurgias na coluna, reação à medicação a requianestesia ou outras causas infecciosas como sífilis, tuberculose, neurocisticercoso (larva da carne de porco), a aracnoidite pode atingir pessoas das mais variadas idades.
Trajetória
Nascida em Córdoba, na Argentina, Mabel veio para o Brasil ao 6 anos de idade e iniciou a carreira como modelo, brilhando em campanhas publicitárias. Aos 15 anos, começou um curso de teatro no Paraná e, três anos mais tarde, se mudou para o Rio de Janeiro, onde investiu na carreira de interpretação.
Após descobrir a aracnoidite, a atriz passou por inúmeras cirurgias e, nas redes sociais, compartilhava os momentos mais difíceis com os seguidores.
Ver essa foto no Instagram
Famosos se despedem de Mabel
Nas redes sociais, amigos, fãs e familiares de Mabel lamentaram a morte. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Consultoria: Dr. Wanderley Cerqueira de Lima- neurologista e neurocirurgião Albert Einstein e Rede D’Or, em entrevista ao site Saúde em Dia.