Relembre os filmes que completam 20 anos em 2022

Veja alguns títulos clássicos que até hoje fazem sucesso entre o público

'Cidade de Deus' é um dos títulos; confira outras produções.
'Cidade de Deus' é um dos títulos; confira outras produções. - Crédito: Divulgação

por Redação/FC
Publicado em 05/06/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Em 2022 vários clássicos do cinema completam 20 anos, é o caso dos filmes 'Harry Potter e a Câmara Secreta', 'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres', 'Scooby-Doo', 'Cidade de Deus' e muitos outros.

Pensando nisso, preparamos uma lista para que você possa relembrar quais longas-metragens seguem fazendo sucesso e celebram suas duas décadas. Confira abaixo: 

Harry Potter e a Câmara Secreta

O segundo filme da franquia completa 20 anos em novembro deste ano. Na história, Harry Potter se prepara para voltar a Hogwarts para começar seu segundo ano na escola de bruxos após passar férias na casa dos tios. Na véspera do início das aulas, o elfo Dobby aparece no quarto de Harry e avisa que voltar para a escola de magia é um erro. Mesmo com o alerta, o garoto decide correr o risco.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

O longo segue a narrativa de 'A Sociedade do Anel' sendo dividida em três focos principais: no primeiro, Frodo e Sam continuam sua jornada em direção a Mordor para destruir o 'Um Anel' e cruzam o caminho do perigoso Gollum, antigo protetor do objeto. No segundo foco, Aragorn, Legolas e Gimli viajam para Rohan e se reúnem com Gandalf. Por fim, Merry e Pippin escapam de seu cativeiro, se reúnem com Barbárvore e ajudam a arquitetar um plano para atacar Isengard, fortaleza de Saruman.

Homem-Aranha

O clássico 'Homem Aranha', do diretor Sam Raimi, completa 20 anos e segue sendo um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos. No longa, após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, Peter Parker ganha superpoderes. A princípio, ele pretende usar os poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição, no entanto, depois de presenciar o assassinato de seu tio Ben e se sentir culpado pelo acontecido, Peter decide enfrentar o mal e tem o psicótico Duende Verde como seu primeiro grande desafio.

Star Wars: Ataque dos Clones

Alguns anos após a tentativa frustrada de invasão do planeta Naboo, Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker e Padmé Amidala estão juntos novamente. Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos jedi para Anakin durante esse perído, e ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que está sendo ameaçada pela facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergalática. Depois de um tempo, um romance proibido surge entre Anakin e Amidala. Eles não podem se apaixonar, pois, os cavaleiros de jedi não têm permissão.

Cidade de Deus

O filme nacional também completa 20 anos em agosto deste ano. O longa é um marco do cinema brasileiro e foi sucesso de bilheteria na época, sendo até indicado ao Oscar. A história revela a história contada por Buscapé, que cresceu em meio à violência em uma comunidade do Rio de Janeiro, e tem a chance de mudar de vida através da fotografia.

Scooby-Doo

Já se passaram 20 anos do lançamento do primeiro live-action de 'Scooby-Doo'. O filme, baseado no desenho de Hanna-Barbera, conta com a equipe formada por Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby, que após dois anos separados partem na máquina de mistério para desvendar casos bizarros e arrepiantes na Ilha do Espanto.

Lilo & Stitch

A produção da Disney completa duas décadas neste mês. O filme, que se passa no Havaí, conta a história de Stitch, um alien que é adotado por Lilo e que fugiu da prisão interplanetária. Os dois vivem diversas situações de aventuras e de muito humor.

Resident Evil: O Hóspede Maldito

No filme, alguma coisa terrível está oculta na 'Colmeia', um laboratório subterrâneo utilizado para pesquisa genética que é controlado pela Umbrella, uma dos maiores conglomerados do mundo. Lá há uma epidemia do T-Vírus, uma arma biológica de grande poder que acaba matando todos os cientistas que estavam trabalhando lá. No entanto, eles acabam virando zumbis, que sentem uma fome incontrolável e transformam todas as suas vítimas em outros zumbis. Quando isso acontece, Alice, que não sabe bem quem ela é, e Rain Ocampo se integram a um comando que entra na Colmeia para entender e tentar controlar a situação, mas isso precisa ser feito muito rápido, pois, em três horas, a 'Rainha Vermelha', o supercomputador que controla o local, o selará para sempre e quem estiver lá dentro estará fatalmente condenado a se tornar um zumbi.

Leia também