5 animações de sucesso em 2021

O gênero dos filmes animados contou com vários lançamentos ao longo do ano

"Encanto" estreou nos cinemas no final de novembro, enquanto "Luca" teve um lançamento exclusivo no Disney+.
"Encanto" estreou nos cinemas no final de novembro, enquanto "Luca" teve um lançamento exclusivo no Disney+. - Crédito: Divulgação/Disney

por Maria Luiza Pimentel
Publicado em 27/12/2021 às 16:30
Atualizado às 16:30

Facebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Um dos gêneros mais adorados do cinema são as animações. Todos os detalhes e elementos caricatos muitas vezes reflorescem os sentimentos da infância. Por isso, as cores vivas e personagens bem escritos podem fazer um diferencial para a história e abrange o alcance pelo público.

Isso sem falar das tramas que, na maior parte das vezes, carregam mensagens de inspiração e ensinam lições importantes até mesmo para os adultos. As possibilidades dentro de uma produção animada são infinitas.

Apesar de muitas longas terem passado por atrasos e problemas durante a pandemia do Coronavírus, podemos destacar algumas que estrearam neste ano e fizeram o maior sucesso.

Luca

O longa se passa na Itália e acompanha as aventuras de Luca e Alberto, dois jovens monstros marinhos que decidem explorar o mundo humano. Com a ajuda de Giulia, uma adolescente bem animada, eles decidem competir para vencer uma corrida de bicicleta local. No entanto, os moradores do local detestam monstros marinhos e, cada vez mais, o risco de serem descobertos só aumenta.

Soul

A história de "Soul" fica encarregada de abordar um assunto mais sério de forma leve: o sentido da vida. Além disso, esse é o primeiro filme da Pixar com um protagonista afro-americano. Na trama, acompanhamos Joe Gardner, um pianista de jazz em Nova York,  que está lutando para sobreviver como professor do ensino médio enquanto anseia pelo sucesso como artista. Porém, poucos momentos após ser contratado para um show que pode mudar sua vida, ele cai em um bueiro. Sua alma termina em um espaço pós-vida. Desesperado para voltar para a Terra, ele conta com a ajuda de uma alma chamada 22.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

O enredo do filme acompanha os Mitchells, uma família nuclear disfuncional que luta para se conectar ao mundo da tecnologia moderna. Enquanto a filha Katie se prepara para ir para a escola de cinema, seu pai percebe o quão distantes eles se tornaram. A solução é transformar a jornada dela em uma viagem familiar - que então é destruída por um apocalipse robô. Com o resto da população do mundo escravizada por uma IA, os Mitchells devem salvar a humanidade. 

Raya e o Último Dragão

Com a intenção de adicionar mais uma princesa para o estúdio, a Disney criou a heroína Raya, uma órfã especialista em artes marciais. Na trama, ela tem a tarefa de restaurar a harmonia do reino de Kumandra, que teve o povo dividido por uma antiga maldição. Para isso, ela conta com a ajuda de um dragão chamado Sisu, entre outros animais aliados. Inclusive, o reino escrito para o filme, é inspirado no sudeste asiático, sendo possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comidas e arquitetura.

Encanto

Outro filme da Disney que apostou em diversidade cultural foi "Encanto". A história é ambientada na Colômbia e apresenta a família Madrigal, onde cada membro tem um tipo de dom, como superforça ou capacidade de controlar o clima. A única que não possui poder algum é Mirabel. Ao descobrir que a magia que cerca Encanto, lugar onde moram, está em perigo, Mirabel entende que pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Leia também