Conheça Mia Khalifa, ex-atriz pornô citada na CPI da Covid

A influenciadora digital libanesa tem 28 anos e se tornou um dos assuntos mais comentados na web

Em seu Instagram, Mia acumula mais de 24 milhões de seguidores.
Em seu Instagram, Mia acumula mais de 24 milhões de seguidores. - Instagram: @miakhalifa

por Redação/FC
Publicado em 19/07/2021 às 15:59
Atualizado às 15:59

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Após ter seu nome associado à CPI da Covid, a ex-atriz pornô Mia Khalifa se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais brasileiras. Só para se ter ideia, a libanesa de 28 anos, alterou a descrição do seu perfil no Twitter para "Brazil's COVID Response Leader" (autoridade da resposta do Brasil à Covid", em português). 

Ok, mas quem é Mia Khalifa? 

Mia é conhecida por sua atuação em filmes pornográficos. Entre 2014 e 2015, a jovem que é graduada em Artes pela University of Texas, na cidade de El Pasou, recebeu uma proposta para ser "modelo", como disse em entrevista à BBC. Aos 21 anos, ela ingressou na indústria e em pouco tempo se tornou um dos nomes mais pesquisados em sites de compartilhamento online de vídeos adultos, de acordo com informações do "O Globo". 

A fama ficou ainda maior quando Khalifa surgiu em um vídeo usando o hijab - véu utilizado pelas mulheres muçulmadas para cobrir a cabeça. Na época, Mia também foi ameaçada por um grupo extremista Estado Islâmico (EI). Hoje, trabalhando como influenciadora digital, ela acumula mais de 24 milhões de seguidores no Instagram. 

Mia Khalifa e a CPI da Covid

No Brasil, Mia ficou conhecida por estampar textos com informações falsas. Seu envolvimento na CPI aconteceu após o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) citá-la em uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet que passou por retratação após a falta de dados. 

O parlamentar reforçou que a pesquisa teria sido encomendada por uma empresa chamada Surgisphere, onde, segundo ele, trabalharia uma atriz pornô. Na web, os internautas resgatram a imagem de Mia com a notícia falsa, apresentando-a como cientista. Apesar de não se referir especificamente à Khalifa, em pouco tempo o meme viralizou.

No domingo (18), ela respondeu um tweet do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito: "Vocês estão em uma crise... Estou a caminho", disse.