Gilberto Gil é eleito novo imortal da ABL: "muito feliz"

O artista é, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia

Eleição aconteceu nesta quinta-feira (11).
Eleição aconteceu nesta quinta-feira (11). - Crédito: Instagram/@gilbertogil/Fernando Young

por Caroline Ferreira
Publicado em 12/11/2021 às 09:50
Atualizado às 09:50

COMPARTILHEFacebook Famosos e CelebridadesPinterest Famosos e Celebridades

Aos 79 anos, Gilberto Gil foi eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta-feira (11). 

"Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha", disse em uma rede social o cantor baiano eleito com 21 votos. 


Por ser proibido que os candidatos participem da sessão, Gil acompanhou a votação na casa de amigos em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, de acordo com as informações do G1.

O artista é, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia. O outro imortal é o escritor e professor Domício Proença Filho, responsável pela presidência em 2016 e 2017.

O poeta Salgado Maranhão e o autor crítico literário Ricardo Daunt também concorreram ao posto. "Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria", disse Marco Lucchesi, presidente da ABL.

Por fim, Gil deve assumir assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano. 

Leia também