Connect with us

O que você está procurando?

Famosos de A a Z

Stênio Garcia: entenda o que é a septicemia enfrentada pelo ator

Ator está internado desde o último sábado (1°) por conta de uma infecção generalizada

Stênio Garcia: entenda o que é a septicemia enfrentada pelo ator
Stênio Garcia: entenda o que é a septicemia enfrentada pelo ator - Foto: TV GLOBO / Alex Carvalho

Stênio Garcia foi internado no último sábado (1º) com um quadro de septicemia aguda, um tipo de infecção generalizada. O ator foi encaminhado a um hospital após sentir dores fortes na perna e no quadril. O quadro foi causado por uma infecção bacteriana no sangue.

O Ministério da Saúde estima que ocorram de 47 a 50 milhões de casos de septicemia anualmente. “A sepse é um estado inflamatório que ocorre em consequência de um quadro infeccioso no organismo. Essa infecção pode ser causada por diferentes micro-organismos, como vírus, fungos, parasitas, protozoários e, principalmente, bactérias”, explica o médico infectologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Bernardo Montesanti.

Quando a infecção avança, o sistema imunológico reage lançando uma resposta inflamatória sistêmica na tentativa de controlá-la. No entanto, em alguns casos, essa resposta exagerada pode levar ao colapso do sistema imunológico, que passa a atacar outras partes do próprio corpo. Esse processo inflamatório pode levar a alterações no funcionamento de órgãos vitais e, se não diagnosticado rapidamente, pode levar à morte. 

Como identificar a sepse ?

O Ministério da Saúde alerta que qualquer tipo de infecção, seja leve ou grave, pode evoluir para septicemia. No entanto, é mais comum que a doença enfrentada por Stênio Garcia ocorra em casos de pneumonia, infecções abdominais e infecções urinárias. Embora não existam sintomas específicos, é importante que todas as pessoas que estejam enfrentando uma infecção e apresentem febre, taquicardia, aceleração dos batimentos cardíacos, respiração acelerada, fraqueza intensa e tontura devem procurar imediatamente um serviço de emergência ou um médico.

O tratamento

Por fim, vale destacar que existem duas abordagens no tratamento da septicemia: o de suporte e o específico. “O primeiro consiste em medidas para otimizar a troca gasosa através de ventilação mecânica, medidas para controlar a pressão arterial e outras terapias que visam  minimizar o impacto desse estado inflamatório sistêmico nos casos mais graves, que pode levar a complicações como o choque séptico. Já o tratamento específico acontece de acordo com o agente causador da infecção. No caso de infecções bacterianas, tratamos com antibióticos específicos. Se a causa for um vírus, usamos medicamentos com antivirais adequados para combater o micro-organismo responsável”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

TV

Após polêmicas, elenco de Vale Tudo posa para foto sem Cauã Reymond no hall da festa de 60 anos da rede Globo.

TV

Na festa de 60 anos da Rede Globo, Paulo Vieira, Tatá Werneck e Fábio Porchat brincam com polêmicas dos bastidores e de programas.

Música

Luan Santana estendeu sua turnê para Portugal e já movimentou mais de R$ 30 milhões em bilheteria para os shows de Lisboa.

TV

Emissora está completando 60 anos com algumas edições especiais