Francisco Gil publicou uma homenagem à sua mãe, Preta Gil, que faleceu aos 51 anos. A postagem foi compartilhada nesta segunda-feira (21), dois dias após o falecimento da cantora, que estava em Nova York para um tratamento oncológico experimental.
O filho da artista compartilhou registros fotográficos e um texto descrevendo os momentos finais ao lado da mãe. Preta Gil, nascida em 1974, não resistiu às complicações da doença enquanto buscava tratamento nos Estados Unidos.
Em seu relato, Francisco descreve como esteve presente na noite final. “Na nossa última noite juntos, você dormia, e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força”, escreveu ele na publicação.
O filho refletiu sobre a força demonstrada pela mãe durante o processo. “Você segurava minha mão com força. E eu sem entender de onde você estava tirando aquela força. Já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda e agora entendo. O motor da sua vida sempre foi amar, e amar sempre foi o seu maior dom”, declarou.
Francisco Gil também mencionou como se sentiu protegido pela mãe mesmo nos momentos finais. “Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre e muita coragem para encarar o que estivesse por vir. E foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que –como sempre– você sabia bem o que estava fazendo. O seu tempo foi esse e foi intenso”, afirmou.
A publicação não traz informações sobre cerimônias fúnebres ou sobre o traslado do corpo da cantora de volta ao Brasil. Também não foram divulgados detalhes específicos sobre o tipo de câncer que Preta Gil enfrentava.
Na conclusão de sua homenagem, Francisco Gil citou uma frase dita pelo pai de Preta Gil: “Como disse seu pai para mim depois de você partir: ‘Que agora venham os 50 bilhões de anos’. Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim”.
