Connect with us

O que você está procurando?

Famosos de A a Z

Evaristo Costa revela diagnóstico de erisipela; entenda o que é a doença

Jornalista compartilhou fotos no hospital e assustou seguidores

Evaristo Costa revela diagnóstico de erisipela; entenda o que é a doença
Evaristo Costa revela diagnóstico de erisipela; entenda o que é a doença - Foto: Reprodução/Instagram/@evaristocosta

Na quarta-feira (22), o jornalista e apresentador Evaristo Costa compartilhou nas redes sociais um stories no hospital. Na publicação, ele revelou aos seus seguidores que foi internado devido a um diagnóstico de erisipela.

De acordo com a cirurgiã vascular Dr.ª Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a erisipela é uma infecção cutânea que causa vermelhidão, dor e inchaço e pode afetar pernas, braços, abdômen e face. “A erisipela ocorre quando as bactérias que fazem parte da flora bacteriana de nossa pele, principalmente a bactéria estreptococo, penetram no tecido cutâneo por meio de canais de entrada na pele, como cortes ou feridas, provocando infecções que rapidamente afetam os vasos linfáticos existentes na segunda camada da pele”, explica.

Ainda segundo a especialista, a infecção pode deixar a pele dolorida, avermelhada, inchada e quente, podendo causar também febre e calafrios em algumas pessoas. O tratamento normalmente realizado através do uso de antibióticos. Nos casos mais leves, o paciente pode se tratar em casa, com antibióticos em forma de comprimido. Já em casos mais graves, o paciente é internado no hospital e os antibióticos são ministrados diretamente na veia. O médico também pode receitar analgésicos e antitérmicos para reduzir a dor e a febre.

“Normalmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início do uso de antibióticos. Mas, para ajudar no tratamento, é importante também que o paciente repouse e mantenha o membro afetado elevado durante trinta minutos três vezes ao dia para diminuir a dor e o inchaço, além de manter a área infectada sempre limpa”, completa a médica.

Como prevenir a doença de Evaristo Costa?

Porém, de acordo com a Dr.ª Aline Lamaita, na grande maioria das vezes, é possível prevenir a erisipela. Por exemplo, caso você se corte por acidente, é fundamental que você lave as feridas com água e sabão, enxugando bem com uma toalha em seguida. “Além disso, se você sofrer com onicomicoses, micoses interdigitais e de unha, é essencial que você consulte um dermatologista para realizar o tratamento adequado, pois estas fissuras que se formam nos vãos dos dedos dos pés são portas de entrada para as bactérias causadoras da doença”, afirma. “Porém, o mais importante é que você consulte um médico clínico ou cirurgião vascular ao notar qualquer sinal de erisipela, ou celulite infecciosa. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso“, afirmou, por fim.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

Banco é a responsável por trazer a Rainha do Pop para o Brasil

Streaming

O streaming vai chegar recheado par ao mês de maio

Famosos de A a Z

O título histórico destaca o excelente trabalho realizado por Kate Middleton, a Princesa de Gales

Streaming

Longa chega nos cinemas brasileiros no dia 9 de maio