A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou, nesta quinta-feira (22), que Rita Lee será o enredo da escola no Carnaval 2026. A escolha presta homenagem à cantora como ícone da liberdade musical no Brasil. O anúncio veio depois do documentário Rita Lee: Mania de Você, da HBO Max. Além disso, a divulgação coincidiu com o Dia de Santa Rita de Cássia, data que a artista adotou como seu “aniversário afetivo”. O título do enredo será Rita Lee, a Padroeira da Liberdade, e promete uma celebração simbólica de sua originalidade e legado.
Em texto nas redes sociais, a Mocidade descreveu Rita como um “verbo que dança, desafia, ri do medo e beija o impossível”. Assim, para marcar o anúncio, espalharam réplicas gigantes dos icônicos óculos da cantora por pontos emblemáticos do Rio de Janeiro. Alguns foram os Arcos da Lapa, o Museu do Amanhã e o Largo da Carioca. Com isso, Rita Lee se junta a outras figuras no próximo Carnaval: Ney Matogrosso pela Imperatriz Leopoldinense, Rosa Magalhães pelo Salgueiro e mestre Ciça pela Unidos do Viradouro.
O documentário da HBO Max foi uma inspiração para o enredo. Dessa forma, trabalha a trajetória da artista a partir de uma carta deixada aos filhos e ao marido, Roberto de Carvalho. Dirigido por Guido Goldberg, o filme mostra de forma íntima e honesta os altos e baixos de sua vida e da parceria amorosa e musical com Roberto.
