Connect with us

O que você está procurando?

Música

Rita Lee: relembre os principais momentos da carreira da rainha do rock brasileiro

Cantora faleceu na noite desta segunda-feira (8) e deixa três filhos

Rita Lee: relembre os principais momentos da carreira da rainha do rock brasileiro
Rita Lee: relembre os principais momentos da carreira da rainha do rock brasileiro - Foto: Instagram/@ritalee

Nascida em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, Brasil, Rita Lee era uma célebre cantora, compositora e escritora que desafiou o mundo do rock, dominado pelos homens. Assim, se tornou conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro.

Rita Lee nos deixou na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos de idade. A cantora batalhava contra um câncer de pulmão desde 2021 e, desde então, fazia tratamentos contra a doença.

Em comunicado publicado nas redes sociais da cantora, a família informou que a passagem da artista foi “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Começo da carreira

A diversidade cultural de Rita, com seu pai sendo inglês e sua mãe italiana, inspirou seu amor por James Dean e pelos Beatles.

Ela começou sua carreira musical como backing vocal do Tulio’s Trio. Então, passou a se juntar a vários grupos musicais em sua juventude, incluindo Teenage Singers, Six Sided Rockers e Os Seis.

Os Mutantes e Tutti-Frutti

Mais tarde, formou Os Bruxos com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que mais tarde seria o famoso Os Mutantes. O grupo fez parte do movimento do tropicalismo e deixou uma marca significativa na história da música nacional e internacional.

Com Os Mutantes, Rita Lee gravou seis discos entre 1966 e 1972. Entretanto, sua jornada no grupo acabaria com uma expulsão feita pelo, até então, marido. O motivo teria sido o fim do relacionamento entre os dois, assim como uma “incompatibilidade musical”.

Implacável, Rita formou o grupo Tutti-Frutti em 1974, com quem gravou quatro discos entre 1974 e 1978. Nessa época, também conheceu o multi-instrumentista Roberto de Carvalho, com quem formou uma parceria musical e um romance, que continuava forte desde então.

Carreira na televisão e aposentadoria dos palcos

Além da carreira musical, Rita Lee também se aventurou em programas de televisão, apresentando o “TVleezão”, na MTV Brasil, em 1991 e co-apresentando “Saia Justa” no GNT, entre 2002 e 2004.

Em janeiro de 2012, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos, com seu último show acontecendo no Festival de Verão de Sergipe. Desde então, a rainha do rock vivia isolada com o marido e os animais de estimação em uma fazenda no interior de São Paulo.

Em 2016, publicou a sua autobiografia, na qual partilha as suas aventuras no mundo da música e detalha a sua infância e adolescência. Apesar de sua reclusão, Rita Lee continuava ativa no Instagram e ocasionalmente participava de entrevistas e programas de televisão por meio de videoconferências.

Rita Lee deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

Anderson Molejo faleceu em decorrência de um câncer raro na região da virilha

Famosos de A a Z

Anitta lançou o álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Famosos de A a Z

Empresária Susana Werner comemorou os 22 anos ao lado do ex-goleiro

Famosos de A a Z

Madonna fará um show gratuito na praia de Copacabana no próximo dia 04