José de Abreu está prestes a encarar um grande desafio. Ele se transformou para protagonizar a peça A Baleia, adaptação teatral da obra que inspirou o filme vencedor do Oscar com Brendan Fraser. “É um dos personagens mais complexos da minha longa carreira de 57 anos, tanto física quanto psicologicamente. É desafiador”, afirmou o ator. De acordo com o portal Extra, a transformação para viver o personagem exige horas na maquiagem e o uso de uma prótese baseada em um molde feito especialmente para ele.
Na montagem, José de Abreu interpreta Charlie, um professor que pesa mais de 300kg, vive isolado e dá aulas online com a câmera desligada. A peça foi escrita originalmente em 2010 por Samuel D. Hunter, o mesmo autor do roteiro do filme. No entanto, para representar o personagem com veracidade, o ator passou por um processo intenso de caracterização, que incluiu a criação de uma prótese corporal completa.
Com direção e elenco já definidos, A Baleia estreia no dia 6 de junho no Teatro Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro. Com José de Abreu, a produção conta com Luiza Thiré e Alice Borges no elenco. Além disso, a peça promete ser uma imersão sensível e intensa no universo de um homem que, apesar do isolamento e das limitações físicas, tenta se reconectar com a vida e com as pessoas ao seu redor.
