A atriz Bianca Rinaldi revelou um episódio de abuso verbal vivido quando atuava como Paquita de Xuxa Meneghel. A declaração foi feita durante sua participação no programa “Sabadou com Virginia” nesta segunda-feira (28), no quadro “Se Beber, Não Fale”, quando respondeu a uma pergunta de Pepita sobre situações desconfortáveis em sua experiência como assistente de palco.
O incidente ocorreu na Argentina, durante uma apresentação da música “Dança do Coco”, quando Bianca tinha 16 anos. Marlene Mattos, então diretora do programa, fez comentários sobre o corpo da jovem através do sistema de comunicação do estúdio, que foram ouvidos por toda a produção e plateia presente.
“Uma vez a Marlene deu uma bronca… Às vezes vinham umas broncas, assim…”, começou Bianca. “Eu estava na Argentina, e eu sempre mantive a forma do corpo, sempre cuidei muito. Todo mundo sempre cuidou muito”, explicou a ex-Paquita.
A atriz detalhou o ocorrido: “Eu estava usando uma saia, porque a Xuxa tinha uma música que era Dança do Coco, e a gente ficava de havaiana. E era uma saia de havaiana que ficava com um topzinho, e ela falou no talkback: ‘Bianca, engordou, hein? Cuidado, essa saia aí, tá gorda!'”.
Bianca destacou o impacto do momento: “Isso foi aberto para todo mundo, a plateia ouviu… Saiu no talkback, eu tomei um susto. Foi superconstrangedor”.
O caso mencionado por Bianca Rinaldi não é o único. No documentário “Pra Sempre Paquitas”, disponível no Globoplay, outras ex-assistentes de Xuxa também relataram comportamentos considerados abusivos por parte de Marlene Mattos, incluindo situações em que teriam sido solicitadas a tirar suas roupas para avaliação corporal.
O episódio narrado por Bianca aconteceu durante o “Xou da Xuxa”, programa exibido entre 1986 e 1992, período em que ela integrava o grupo de assistentes da apresentadora.
Quando questionada pelo jornal Extra sobre as acusações feitas no documentário, Marlene Mattos respondeu: “Não vi, portanto não falo do que não vi”. Ela complementou: “Não vi, mas pretendo ver quando tiver tempo”.
No ano passado, Marlene Mattos informou ao portal Notícias da TV que declinou do convite para participar do documentário sobre as Paquitas: “Fui convidada para participar do documentário das paquitas, mas não fiquei interessada. Não conheço o conteúdo desse projeto e sei que serei citada, mas não me interessei em participar”.
