O Rock in Rio se tornou um dos festivais de música mais importante do mundo, mas ainda assim, alguns artistas já cancelaram shows no evento. Inclusive, algumas baixas na programação abalaram mais que outras. Nessa história toda, os fãs acabam ficando de mãos vazias, principalmente quando o cancelamento é feito em cima da hora.
Aliás, quando consideramos que o festival já acumula mais de 30 anos de existência, vários cancelamentos ocorreram com o passar do tempo. Assim, seja por conflitos na agenda ou problemas de saúde, esses acontecimentos marcaram a história do festival. Lady Gaga, Jay Z, Cardi B e mais artistas são alguns que viriam ao festival, mas acabaram mudando os planos.
Na edição deste ano, o grupo Migos e Alcione acabaram cancelando a participação no evento. Em meio a rumores de separação, o trio de trappers americanos se retiraram da programação por “motivos alheios”. Por outro lado, a cantora brasileira cancelou o show que faria em homenagem a Elza Soares justificando motivos pessoais.
Megadeth e Joss Stone também foram nomes que cancelaram participação na edição de 2022. Enquanto a banda de metal não justificou a mudança de planos, o motivo por trás do cancelamento de Joss Stone foi bastante inusitado. A cantora revelou que tudo não se passou de um engano de seu empresário.
Inclusive, o último domingo (4) ficou cercado de boatos de um possível cancelamento de Justin Bieber no festival. No final das contas, o cantor canadense subiu ao Palco Mundo naquela noite, mas cancelou o restante dos shows que faria no Brasil para cuidar da saúde.
Confira celebridades que cancelaram shows no Rock in Rio e marcaram a história do festival:
Lady Gaga – Rock in Rio 2017
O cancelamento de Lady Gaga no Rock in Rio 2017 marcou o nascimento do icônico meme “Brazil, I’m devastaded”. Algumas horas após a divulgação do ocorrido, a cantora lamentou nas redes sociais. A notícia pegou o público de surpresa, já que foi confirmada de última hora.
A justificativa para o cancelamento do show foi por problemas de saúde. Seguindo recomendações médicas, Lady Gaga precisou suspender a apresentação para tratar de seu quadro de fibromialgia, uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor.
Jay Z – Rock in Rio 2011
Em 2011, há aproximadamente um mês de distância do festival, Jay Z cancelou seu show no evento. Apesar de ter alegado “problemas pessoais” como justificativa, até hoje não ficou esclarecido o real motivo por trás do ocorrido.
Como ainda faltavam algumas semanas para o evento, a organização do Rock in Rio conseguiu escalar a banda Maroon 5 para substituir o rapper.
O Rappa, Cidade Negra, Raimundos, Skank, Charlie Brown Jr. e Jota Quest – Rock in Rio 2001
Esse cancelamento, definitivamente, entrou para a história do festival. Diversos grupos se uniram em protesto e suspenderam as apresentações no evento. Tudo começou com banda O Rappa, decepcionada com o fato de ser colocada como “abertura” para atrações internacionais.
O tratamento com descaso por parte da organização não permitia se quer que o grupo tivesse direito a passagem de som antes do show. Assim, bandas como Cidade Negra, Raimundos, Skank, Charlie Brown Jr. e Jota Quest adediram ao boicote em suporte.
Vale mencionar que, na edição deste ano, a banda Jota Quest foi adicionada na programação do festival para substituir o grupo Migos.
Cardi B – Rock in Rio 2019
A edição de 2019 marcaria não apenas a estreia de Cardi B no festival, mas seria o primeiro show da rapper no Brasil. Esse foi um feito que não se concretizou até hoje. Assim como com Jay Z, a justificativa da artista foi declarada como “motivos pessoais”.
O que chamou atenção nessa história toda foi a substituição do show. No lugar de Cardi B, a organização do festival colocou Ellie Goulding. Na época, a cantora pop não havia lançado um álbum novo há quatro anos, então o público achou a substituição para lá de inusitada.
Van Halen – Rock in Rio 2013
O intervalo de tempo entre a confirmação e o cancelamento da banda Van Halen no Rock in Rio foi bem rápido. Logo que o grupo foi anunciado como um dos headliners do festival, acabou sendo oficialmente cancelado alguns dias depois.
Vale mencionar que o grupo de rock só se apresentou no Brasil uma vez, em 1983. Apesar disso, a edição de 2013 do Rock in Rio contou com grandes nomes do gênero, como Bon Jovi e Iron Maiden.