Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Rita Lee: entenda as causas do câncer de pulmão, doença vencida pela cantora

Artista foi internada na madrugada desta sexta-feira (24), em São Paulo

Rita Lee: entenda as causas do câncer de pulmão, doença vencida pela cantora
Rita Lee: entenda as causas do câncer de pulmão, doença vencida pela cantora - Foto: Instagram/@ritalee_oficial

A cantora Rita Lee foi internada na madrugada desta sexta-feira (24), em São Paulo. A família da artista atualizou o estado de saúde dela durante a tarde, dizendo que a hospitalização é comum por conta do tratamento oncológico pelo qual a cantora passou. Afinal, Rita se curou de um câncer de pulmão no ano passado.

“Como qualquer pessoa que passou ou que passa por tratamento oncológico, internações para exames e avaliações podem ser necessárias. A família agradece o carinho, certa do respeito à privacidade, como estabelecido desde o início”, publicou a família no Instagram oficial de Rita Lee.

Saiba mais sobre o câncer vencido por Rita Lee

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os tumores pulmonares seguem no topo do ranking das doenças oncológicas que mais matam todos os anos. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), registrou no Brasil mais de 30 mil diagnósticos da doença neste ano.

Segundo a Dra. Mariana Laloni, oncologista do CPO Oncoclínicas, grande parte dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório.

“Os sinais de alerta são tosse, falta de ar e dor no peito. Em outros casos, a pessoa pode perder pesos e sentir fraqueza. Cerca de 15%, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença, o que contribui amplamente para o sucesso do tratamento”, diz, sobre a doença vencida por Rita Lee.

Além disso, a médica comenta ainda que existem dois tipos principais de câncer de pulmão: carcinoma de pequenas células e de não pequenas células. “O carcinoma de não pequenas células corresponde a 80 a 85% dos casos e se subdivide em carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células. O tipo mais comum no Brasil e no mundo é o adenocarcinoma e atinge 40% dos doentes”, destaca.

Tabagismo ainda é a principal causa de câncer no pulmão

Sobre as causas da doença combatida por Rita Lee, o tabagismo segue sendo o grande responsável pelo câncer de pulmão. E, por mais que a OMS tenha reconhecido o Brasil como um exemplo no combate ao cigarro, nós temos um dos maiores índices fumantes do mundo.

De acordo com a especialista, parar de fumar está entre as formas mais eficazes de se prevenir contra o câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, AVC (acidente vascular cerebral) e complicações severas decorrentes da contaminação pela Covid-19.

Fontes: Dra. Mariana Laloni, oncologista do CPO Oncoclínicas e Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

*A publicação deste texto foi feita originalmente por Saúde em Dia, parceiro de Famosos e Celebridades, pela Astral Digital.

Advertisement

Você também vai gostar

Música

Após turnê especial de 20 anos e hiato por tempo indefinido, Jorge e Mateus já têm data para voltar às apresentações.

TV

Após um ano fora da emissora, Eliana confirmou, para fã, que estará na próxima edição de programa beneficente do SBT.

Famosos de A a Z

Marieta Severo revelou que não tem interesse em ondas de remake e nostalgia, e, por isso, não reviveria personagem famosa.

TV

Datena afirma que continuará no jornalismo, e explicou por que não pensa em voltar para o ramo do entretenimento.