O jornalista César Filho apresentará o SBT Repórter, programa jornalístico da emissora da família Abravanel que volta ao ar nesta terça-feira (26). A atração, que ficou doze anos fora da grade de programação, marcou época nos anos 1990 com reportagens especiais e documentários aprofundados.
A emissora concluiu todos os preparativos para o relançamento do programa, que estreia hoje com uma reportagem especial sobre Auschwitz, o maior complexo de campos de concentração do regime nazista na Polônia. O material foi produzido por Magdalena Bonfiglioli, considerada a repórter mais antiga em atividade no SBT.
César Filho, que já comanda diariamente o SBT Brasil, principal telejornal da casa, acumulará as duas funções. O jornalista retorna ao posto que ocupou de 2006 até a última exibição do programa. Inicialmente, Silvia Abravanel havia sido anunciada como apresentadora para temas mais leves, mas a emissora optou por manter todos os programas sob responsabilidade de César Filho.
Criado em 1995, o SBT Repórter foi concebido como um formato para aprofundar temas jornalísticos. Durante sua trajetória, o programa alcançou bons índices de audiência e conquistou reconhecimento no meio televisivo. No ano de sua estreia, venceu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programa da televisão brasileira, graças a uma série de três reportagens apresentadas pelo jornalista Roberto Cabrini.
Entre os trabalhos premiados, destaca-se uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Fernando Collor, a primeira após seu impeachment em 1992. Outro documentário reconhecido foi sobre o Iraque, revelando que o ditador Saddam Hussein cortava as orelhas de soldados que se recusavam a servir em seu exército.
Antes de César Filho, o programa teve outros apresentadores de renome no jornalismo brasileiro. Mônica Teixeira foi a primeira a comandar a atração em 1995, seguida por Monica Waldvogel, Marília Gabriela e Hermano Henning, até chegar a César Filho em 2006.
A nova versão do SBT Repórter contará com material inédito produzido especialmente para seu retorno. A emissora não divulgou informações sobre a periodicidade ou horário fixo da atração na grade de programação.
