Connect with us

O que você está procurando?

Streaming

Oscar: 5 momentos controversos que abalaram a premiação

Relembre as situações mais polêmicas da história do Oscar

Oscar: 5 momentos controversos na história da premiação
Oscar: 5 momentos controversos na história da premiação - Foto: Divulgação/ABC/Eddy Chen

O Oscar, a premiação de maior prestígio na indústria cinematográfica, teve sua cota de controvérsias ao longo dos anos. De vencedores polêmicos a alegações de discriminação, o Oscar costuma ser o centro das atenções pelos motivos errados muitas vezes.

Pensando nisso, reunimos aqui as cinco maiores controvérsias do Oscar. Confira:

Confusão de Melhor Filme de 2017

Um dos momentos que ficará marcado para história do Oscar, foi a confusão no anúncio do vencedor de Melhor Filme. Os atores Warren Beatty e Faye Dunaway foram encarregados de anunciar o vencedor, mas receberam o envelope errado. Isso acarretou no anúncio incorreto de “La La Land” como o vencedor de Melhor Filme, em vez do verdadeiro vencedor, “Moonlight”.

Falta de diversidade

O Oscar tem sido criticado há anos pela falta de diversidade entre seus indicados e vencedores. Em 2015 e 2016, as críticas ao Oscar vieram por conta da ausência de negros entre os indicados nas categorias de atuação. Isso desencadeou a hashtag #OscarsSoWhite e levou a uma grande revisão do processo de votação e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.

Roteiros adaptados

Em 1999, o Oscar enfrentou uma grande controvérsia quando “Shakespeare Apaixonado” ganhou o prêmio de Melhor Filme, categoria na qual competia com o longa “O Resgate do Soldado Ryan”. Muitas pessoas acreditavam que o longa não merecia ter ganhado o principal prêmio da noite — que deveria ter ido para “O Resgate do Soldado Ryan”. A controvérsia gerou um debate sobre o foco do Oscar nas adaptações e se os roteiros originais estavam sendo negligenciados.

Marisa Tomei

Em 1993, Marisa Tomei ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Meu Primo Vinny”. Algumas pessoas estavam céticas sobre a vitória, pois acreditavam que a atuação de Tomei não merecia um Oscar. Aliás, na época, rumores surgiram de que o prêmio teria sido dado a Tomei por causa de um erro do apresentador Jack Palance. No entanto, esses rumores foram descartados, e a vitória de Tomei agora é aceita como um merecido reconhecimento de seu talento.

Mira Sorvino

Por fim, lembramos da premiação de 1996, quando Mira Sorvino ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Poderosa Afrodite”. A vitória de Sorvino foi controversa, pois algumas pessoas acreditavam que Joan Allen merecia o prêmio por sua atuação em “Nixon”. A controvérsia gerou um debate sobre o foco do Oscar no poder das estrelas.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

Veja como foi a divisão das heranças desses famosos

Famosos de A a Z

Ao contrário de sua concunhada Kate Middleton, a atriz gosta de causar com a Família Real

Música

Apresentação estava marcada para acontecer na noite desta sexta-feira (19)

BBB

Cara de Sapato, expulso do BBB 23 acusado de importunação sexual, abriu um processo contra a emissora