O tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar de 2022 ainda gera consequências para o ator. Isso porque, desde a ocasião, a Instituição de caridade de Smith, administrada em conjunto com Jada Smith, sua esposa, está vivendo uma crise.
A ONG ‘Will and Jada Smith Family Fundation’ defende causas envolvendo educação, sustentabilidade, bem-estar e saúde. No entanto, desde o Oscar de 2022, ela não possui mais patrocinadores. De acordo com a revista Variety, houve uma queda de 83% das arrecadação com o desligamento de grandes financiadores.
Antes do Oscar, a receita da Instituição chegou a US$ 2.138.660 (aproximadamente RS 10 milhões), em 2021. No entanto, no ano seguinte, as arrecadações diminuíram para US$ 365.870. Aliás, a companhia aérea American Airlines é um exemplo de patrocinador que se desligou da ONG.
Embora Will e Jada Smith tenham decidido encerrar o projeto, eles desejam continuar com doações privadas. Segundo a revista, eles contribuíam com institutos de artes e causas que conectavam menores com mentores adultos.