Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela ONU em 2007 como forma de propagar mais informações sobre o transtorno e reduzir a discriminação e o preconceito.
Pensando nisso, o Famosos e Celebridades reuniu uma lista com cinco celebridades que estão no espectro autista e que você provavelmente não sabia. Vamos lá!
Letícia Sabatella
A atriz global revelou no ano passado durante o podcast “Papagaio Falante” que recebeu o diagnóstico de um grau leve de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela ficou famosa no Brasil inteiro por seus papéis em “Caminho das Índias”, “Nos Tempos do Imperador” e “O Clone”.
Anthony Hopkins
Outro famoso que recebeu um diagnóstico tardio de autismo foi o ator vencedor do Oscar Anthony Hopkins. Aliás, a busca por um diagnóstico, que chegou aos 70 anos, veio através da curiosidade de sua eposa, que começou a pesquisar mais sobre o TEA.
Dan Aykroyd
Conhecido por seus papéis em “Os Caça-fantasmas” e “Os Irmãos Cara-de-Pau”, Dan Aykroyd recebeu seu diagnóstico de TEA no início de sua vida adulta. Porém, o ator apenas compartilhou publicamente a condição recentemente.
O ator, comediante, Dan Aykroyd famoso por seus papéis em filmes como “Os Caça-Fantasmas”, “Os Irmãos Cara-de-Pau”. Contou que recebeu o diagnóstico do transtorno do espectro autista. Ele tem 70 anos, e disse que recebeu o diagnóstico no início da vida adulta, mas só compartilhou publicamente agora.
Elon Musk
O polêmico empresário Elon Musk tem autismo nível 1 — o mesmo se referiu em entrevista como Síndrome de Asperger, termo que caiu em desuso. Atualmente, Elon Musk é um dos homens mais ricos do mundo, sendo fundador da SpaceX, CEO da Tesla, vice-presidente da OpenAI (empresa dona do ChatGPT), fundador e CEO da Neuralink, presidente da SolarCity e, claro, atual proprietário do X (ex-Twitter).
Greta Thunberg
Por fim, concluindo nossa lista de celebridades diagnosticadas com autismo, temos Greta Thunberg, famosa ativista sueca. A jovem revelou publicamente que seu diagnóstico veio com 12 anos, assim como outros transtornos, como, por exemplo, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo.