Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Teste do pezinho: o que é o exame divulgado por Tatá Werneck?

Humorista usou redes sociais para jogar holofote na importância do exame em crianças

Teste do pezinho: o que é o exame divulgado por Tatá Werneck?
Teste do pezinho: o que é o exame divulgado por Tatá Werneck? - Foto: Reprodução/Instagram/@tatawerneck

Tatá Werneck usou suas redes sociais nas últimas semanas para destacar a importância do teste do pezinho em crianças. O alerta da humorista veio após ela compartilhar no “Conversa com Bial” o susto que levou quando o exame de sua filha Clara Maria deu errado, logo depois de seu nascimento.

“Veio errado dizendo que ela tinha uma coisa muito séria, que ela ia ficar cega, surda, não ia se desenvolver… O pediatra falou que 80% dos testes do pezinho dão falso positivo e a gente fez outro, e deu de novo. Eu entrei em uma depressão absurda, meu leite secou. A gente fez o exame genético dela e saiu em dezembro“, contou Tatá.

Então, ela resolveu esclarecer a sua declaração, mostrando a importância de se fazer o teste do pezinho. “Esse diagnóstico tão precoce é superimportante, tem que fazer. Esse teste é tão bom que ele é muito sensível, então duas vezes deu que a Cacá tinha possibilidade de ter isso”, revelou. “O teste do pezinho é fundamental na prevenção de doenças raras e sérias, tem que ser feito e é feito com muita excelência pelo SUS”, completou, por fim.

Afinal, o que é o teste do pezinho?

De acordo com o site Saúde em Dia, o exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê – indispensável após o nascimento. Isso porque ele permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas ao nascer. Sem o diagnóstico precoce e o tratamento rápido, essas condições podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

De acordo com a médica pediatra do Hospital Icaraí, Dr.ᵃ Kelly Costa, o teste do pezinho é um assunto de extrema importância na triagem neonatal, pois pode detectar precocemente diversas doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança. Por isso, o exame tem um dia dedicado à sua relevância: Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06).

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Globo estaria com problemas para escalar Maria de Fátima em novo remake

Notícias

Te contamos o que vai acontecer no capítulo desse sábado (13)

Famosos de A a Z

Dupla de ex-fazendeiras ficaram conhecidas por suas constantes e polêmicas brigas durante o reality

Famosos de A a Z

Palácio de Buckingham teria feito pedido após matérias sobre Rose Hanbury virem à tona