O SBT definiu o fim de A Caverna Encantada para 5 de setembro. A novela infantil, que terá quase 300 capítulos, será encerrada após registrar média de apenas 3 pontos de audiência na Grande São Paulo. Foi o pior desempenho desde que a emissora retomou a produção de novelas infantis com Carrossel, em 2012. Segundo a Folha de S.Paulo, o resultado abaixo do esperado levou à decisão de acelerar os episódios finais e suspender temporariamente o núcleo de dramaturgia.
Com a pausa, profissionais foram dispensados, mas há possibilidade de recontratação em 2026. Ainda não está definido o que ocupará o horário deixado pela trama: o SBT estuda aumentar o tempo de Chaves ou expandir o jornalístico Aqui Agora, que retornou à programação em São Paulo. Apesar da crise, a emissora afirma que não abandonará a produção de novelas e segue com planos para o setor.
Entre os projetos futuros está a série nacional Quem Vai Ficar com Mamãe?, com estreia prevista para 2026 e elenco formado por Lidi Lisboa, Joaquim Lopes e Juliano Laham. A emissora também negocia coproduções com empresas como a Disney e pretende desenvolver mais conteúdos próprios, como sitcoms. Um dos planos mais ambiciosos é voltar a produzir novelas de época. A última foi Amor e Revolução (2011). Se aprovado, o novo folhetim terá texto de Iris Abravanel, que continuará à frente da dramaturgia do canal.