Connect with us

O que você está procurando?

Streaming

Quem Fizer Ganha: conheça a incrível história real que inspirou o filme

Longa sobre a equipe de futebol de Samoa Americana chega nos cinemas brasileiros na próxima semana

Quem Fizer Ganha: conheça a incrível história real que inspirou o filme
Quem Fizer Ganha: conheça a incrível história real que inspirou o filme - Foto: Divulgação/Searchlight Pictures

O novo longa “Quem Fizer Ganha”, estreia na próxima quinta-feira (14) nos cinemas, trazendo um roteiro baseado em uma inusitada história real. Com direção de Taika Waititi, o filme narra a trajetória de um treinador de futebol inglês que assume o comando da seleção da Samoa Americana. Anteriormente, o time levou a maior goleada da história das eliminatórias para a Copa do Mundo: 31 × 0 para a Austrália. Dá para acreditar?

Nós te contamos a história real completa, que inspirou o filme que pode aparecer entre os indicados ao Oscar deste ano. Aliás, já falamos sobre ele na nossa lista de filmes para ficar de olho em 2024.

A história real de “Quem Fizer Ganha”

No dia 11 de abril de 2001, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, Samoa Americana e Austrália entraram em campo. Apesar da seleção australiana ter vencido seu vizinho em anos anteriores, ninguém esperava que o recorde mundial de maior vitória em uma partida internacional de futebol seria batido.

Um público de aproximadamente 3 mil pessoas presenciou o momento histórico em que a Austrália marcou incríveis 31 goles contra a fraca seleção da Samoa Americana. Aliás, outro recorde da partida foi o do atacante australiano Archie Thompson. Isso porque, no jogo, ele se tornou o jogador a marcar mais gols em uma partida internacional em toda a história. No total, foram 13 acertos e, por incrível que pareça, o segundo lugar desse ranking é do outro australiano David Zdrilic, que balançou as redes oito vezes na mesma partida.

A seleção da pequena ilha do Pacífico, que sempre esteve em último lugar no ranking da FIFA, permaneceu em último lugar até novembro de 2011. Isso porque, naquele ano, os jogadores da Samoa Americana, comandados pelo técnico neerlando-americano Thomas Rogen, conquistaram a sua primeira vitória ao derrotar seus adversários de Tonga por 2 a 1.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

O título histórico destaca o excelente trabalho realizado por Kate Middleton, a Princesa de Gales

Streaming

Longa chega nos cinemas brasileiros no dia 9 de maio

Famosos de A a Z

Anderson Molejo faleceu em decorrência de um câncer raro na região da virilha

Famosos de A a Z

Anitta lançou o álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)