José Loreto revelou detalhes sobre sua trajetória profissional na televisão brasileira, marcada por um longo período sem trabalhos fixos após sua primeira aparição como Marcão em Malhação. Em participação no podcast Inteligência Ltda, conduzido por Rogério Vilela, o ator contou como enfrentou dificuldades antes de conseguir um papel na novela Avenida Brasil da TV Globo em 2012.
“Fiquei, depois dessa Malhação, sete anos sem contrato. Nesses sete anos, meu pai, ficou: ‘Volta para casa, volta para Economia, te falei’. Foi um ano muito necessário, me formei em Cinema, me formei em teatro. Fiz um grupo de teatro, fazendo muito teatro, pagando, saindo no zero a zero.”, disse Loreto durante a entrevista.O ator iniciou sua carreira na Globo em 2005. Durante o período sem trabalhos fixos na televisão, ele buscou alternativas para se manter financeiramente. Loreto participava de partidas de futebol entre atores, o que gerava alguma renda para suas despesas.
“Fazia muito futebol dos atores, viajava seis horas de ônibus, jogava um futebolzinho, festa na cidade, ganhava meu dinheirinho e bancava meu mês. Até que veio Avenida Brasil, foi um outro turning point [virada de chave] na minha vida”, afirmou o artista.
Após interpretar Darkson em Avenida Brasil, Loreto conseguiu uma sequência de trabalhos na emissora. Ele participou de produções como Flor do Caribe, Boogie Oogie, Haja Coração, Espelho da Vida, O Sétimo Guardião, Pantanal, Vai na Fé e No Rancho Fundo.