Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

IZA lança projeto que premia pequenos negócios de empreendedores negros

Profissionais serão escolhidos por edital em parceria com o Instituto Identidades do Brasil, organização sem fins lucrativos

IZA
IZA lança projeto para fortalecer o empreendedorismo negro - Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer e premiar negócios liderados por pessoas negras, IZA lançará um edital que irá selecionar projetos de empreendedores negros. A premiação acontecerá nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios de impacto social. O projeto será apresentado oficialmente no dia 20 de novembro, durante o show da cantora na Concha Acústica, em Salvador.

Aliás, a cantora, idealizadora do projeto, vai disponibilizar meio milhão de reais que vão potencializar iniciativas de pequenos empreendedores negros de todos o Brasil.

“Sempre quis investir em um projeto que impactasse os empreendedores negros brasileiros efetivamente e a pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir em como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo”, conta IZA.

Sobre o prêmio

As inscrições serão 100% online e poderão ser feitas até 11 de dezembro. Haverá também conteúdo informativo em todas as redes e suporte para possíveis dúvidas. Serão 20 finalistas, que receberão oficinas de formação em empreendedorismo, e 2 vencedores por categoria. A escolha dos projetos será feita por um conselho próprio e por jurados especialistas pretos em cada área. A premiação será em abril de 2023 e o repasse no mês seguinte. Todas as informações estarão disponíveis nas redes da IZA.

Com intuito de potencializar e dar visibilidade a empreendedores que residem nas regiões Norte e Nordeste do país, o edital destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados em estados dessas regiões. Sendo assim, dos 20 finalistas, pelo menos 10 (2 por categorias) serão obrigatoriamente do Norte e Nordeste, e dos premiados pelo menos 5 (1 por categoria) serão de estados dessas regiões.

O projeto foi criado principalmente com a ideia de, além da premiação, contribuir com o comprometimento racial, o desenvolvimento de lideranças negras e a qualificação dos empreendimentos.

IZA tem em sua avó a primeira referência de empreendedora preta. Essa memória nos leva para a Isabela Cristina mais jovem, com sonhos e projetos que queria realizar, mas não sabia como.

“Sou uma mulher negra, vinda do subúrbio carioca e sei da realidade da população negra periférica. Por isso quis investir meu tempo e meu dinheiro nesse projeto que abre espaço para que algumas pessoas avancem em seus sonhos, além de propiciar a capacitação de muitos empreendedores. Espero que, com isso, eu consiga ajudar na inclusão dos profissionais pretos no mercado de trabalho e que eu possa inspirar outros artistas a investirem também”, completa, por fim.

Advertisement

Você também vai gostar

Famosos de A a Z

Gracyanne Barbosa confessou ter traído Belo após 16 anos juntos; saiba com quem foi a traição

Famosos de A a Z

Fernanda Paes Leme afirmou que Bruno Gagliasso se afastou dela

Música

Festival de música eletrônica acontece em outubro, no interior do estado de São Paulo

Famosos de A a Z

Simone e Simaria colocaram fim na dupla sertaneja em 2022