Davi Brito, campeão do BBB 24, anunciou o lançamento de sua marca de roupas, DeGuê?, especializada em peças com estampas de memes. No entanto, a estreia teve um adiamento após polêmica. Davi suspendeu a inauguração da loja após ser acusado de uso indevido de propriedade intelectual e enriquecimento ilícito. Isso porque ele usou o bordão “calma, calabreso” sem autorização, uma vez que foi criado e registrado pelo humorista Toninho Tornado.
As peças da DeGuê? traziam diversas variações do bordão, que Davi ajudou a popularizar no BBB. Contudo, a expressão consta no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) por Toninho em fevereiro de 2024. Ou seja, isso impede a exploração comercial por terceiros. Davi Brito, que é estudante de direito, não pediu autorização prévia e incluiu a marca em suas estampas, tendo 100% do lucro para si mesmo.
Após divulgação do lançamento da marca nas redes sociais, Toninho Tornado soube da iniciativa e acionou seus advogados. “Davi Brito nunca pediu qualquer autorização para trabalhar com a marca ‘calma, calabreso’. Isso fere a marca do Toninho”, afirmou o advogado Jefferson Tadeu Guilherme ao portal Splash. O advogado confirmou ainda que, somente após o envio de uma notificação extrajudicial, Davi entrou em contato e se comprometeu a remover todas as peças com o bordão do site.
Com isso, adiaram a inauguração da loja por dois dias, e as peças com “calabreso” saíram da galeria de produtos. Embora ainda tenha publicações promocionais nas redes sociais com as estampas, os itens não estão mais disponíveis para venda no site.