Connect with us

O que você está procurando?

Casas dos Famosos

Atriz Guta Stresser perde casa em leilão; entenda a situação

Especialista em leilão de imóveis explica o que aconteceu no caso da atriz

Atriz Guta Stresser perde casa em leilão; entenda a situação
Atriz Guta Stresser perde casa em leilão; entenda a situação - Foto: Edu Saraiva/Frame

A atriz Guta Stresser, que ficou conhecida na série “A Grande Família”, da TV Globo, revelou ter perdido sua casa em um leilão de imóveis, no Rio de Janeiro. Após interpretar a personagem Bebel, Guta não emplacou grandes papéis e, sem contrato, não conseguiu arcar com o financiamento da propriedade. 

O especialista em leilão de imóveis, Pedro Gomide, explica como funciona o trâmite para o leilão de um imóvel. “Primeiro, o devedor é notificado sobre o atraso e tem a oportunidade de regularizar a dívida. Caso isso não seja feito, o banco consolida a propriedade do imóvel e leva a leilão. Depois da consolidação, o devedor já não pode mais pagar parcelas em atraso, mas ainda pode quitar toda a dívida até data previamente estipulada. Neste caso, seria feita uma recompra do bem”, explica o especialista.

Cenários em que um imóvel corre o risco de ir a leilão

O leilão de imóveis acontece para o pagamento forçado de dívidas. Dessa forma, o motivo central que pode levar o bem à venda é o não cumprimento de obrigações da parte do devedor. Além de atrasos com o financiamento, fatores como dívidas trabalhistas, falta de pagamento de pensão alimentícia, conduta criminosa e hipoteca ou garantia de dívida também podem levar o proprietário a perda do imóvel. “Os casos trabalhistas acontecem, por exemplo, quando o empregado tem seus direitos negados pelos patrões. Ele pode recorrer na justiça e, caso o empregador não tenha o valor em dinheiro, o imóvel pode ser penhorado para a quitação”, explica Gomide. 

Oportunidades para recorrer à decisão

Aliás, quando o imóvel é consolidado em nome do banco ou penhorado pela justiça, ainda existem alternativas para o devedor recorrer. Ao tomar ciência, o primeiro passo é consultar um advogado que poderá analisar o caso e identificar qualquer irregularidade no processo. “O banco deve notificar o credor a partir do terceiro mês seguido de parcelas atrasadas. A não comunicação deste atraso antes da consolidação, assim como a não comunicação das datas do leilão posteriormente são razões para nulidade ou suspensão do leilão”, explica o especialista em leilões, por fim. Além disso, o banco precisa cumprir com alguns prazos pré-estabelecidos entre a notificação e a consolidação do imóvel para venda.

Por fim, vale destacar que, o imóvel de Guta Stresser, de “A Grande Famíia”, avaliado pela Prefeitura por pouco mais de R$2 milhões, foi arrematado em leilão por R$1.065.528,93. 

Advertisement

Você também vai gostar

Música

Festival de música no Rio de Janeiro confirmou mais seis nomes para o line-up

TV

Aos 75 anos, Ana Maria Braga completa 25 anos na Rede Globo neste ano

Música

Micareta acontece no dia 14 de setembro em Ribeirão Preto

Famosos de A a Z

Banco é a responsável por trazer a Rainha do Pop para o Brasil